Incertezas
Immanuel kant, importante pensador, já dizia: “Mede-se a inteligência de um indivíduo pelo número de incertezas que ele é capaz de suportar”. É certo que as incertezas acompanham o homem, quer na vida pessoal, quer no mundo do trabalho, e que elas podem vir a se tornar um sério complicador na medida em que fazem hesitar a quem devia agir. Daí decorre a grande pergunta: “Com quantas incertezas você consegue lidar?”.
A ideia de perseverança diante de desafios não é nada nova. Inclusive, as pessoas crescem ouvindo ditos sobre a importância de se conservar firmes e fortes diante das adversidades; de prosseguir sob condições as mais adversas. Mas, o que tem a ver o propósito de se manter num caminho com a capacidade que entendemos por inteligência?
Há estudos que defendem que o seres humanos possuem mais de uma inteligência. Segundo o psicólogo Howard Gardner, o homem possui 8 tipos de inteligência (Lógica, Linguística, Corporal, Naturalista, Intrapessoal, Interpessoal,
Espacial e Musical) que se apresentam de duas maneiras: ou a pessoa já nasce com elas, ou as adquiri ao longo de suas experiências pela vida.
Ainda que se entenda como uma obviedade que as experiências são muito importantes para o desenvolvimento humano, algumas pessoas se detêm diante dos desafios em razão de suas incertezas. Fato observável que deve ter levado Kant à sua célebre afirmação.
Inteligência, portanto, é também liberdade de agir mesmo em meio a dúvidas; de ensinar e aprender enquanto se experimenta a vida, não importa a idade que se tenha ou com quem se aprenda. Educação continuada!
Agora responda: “Com quantas incertezas você consegue lidar?”.