ÍNDIOS DO NORTE E DO SUL

Os do Norte, estão lá... .........

(Censo antigo do IBGE, 2008.)

ÍNDIOS DE RORAIMA - A partir de 1930, primeiros contatos dos YANOMANI com os não-índios e teve início a luta dessa etnia contra sua extinção. Com a abertura da rodovia Perimetral-Norte, na década de 70, morreram cerca de 1.000 Yanomani. Ao final da década de 80, mais de 2.000, devido à contaminação de várias doenças na reserva onde garimpeiros chegavam em busca de ouro.

ETNIAS INDÍGENAS - O nome do Estado tem diferentes interpretações: na língua dos MACUXI, significa “monte verde”; para os índios TAUREPANG, “mãe dos ventos”. Os distintos significados expressam as dezenas de famílias e troncos linguísticos espalhados pela região, os índios revelando os traços dos povos locais. A migração começou bem antes da criação do Território Federal nos anos 40 do século XX. Em 1885, ‘talvez’ às margens do rio Branco cerca de 1000 civilizados (?), entre brancos, mestiços e índios vestidos; em 1943, população total da região em 19.709 habitantes, sendo 15.700 indígenas, com relativa miscigenação de raças. Na atualidade, cerca de 14% da população é constituída por distintos grupos indígenas, total 40 mil, reservas ocupando 54% do total da terra, grande parte nas regiões fronteiriças.

POVOS LOCAIS --- INGARIKÓ - Origem Karib, extremo norte de Roraima, fronteira com Venezuela e Guiana, cerca de 1.000 pessoas, estado de quase isolamento, autodenominados KAPON, que significa ‘gente do céu’. // MACUXI - Origem Karib,originários da bacia do Orinoco, vivem em várias partes do Estado, num total de 18 mil; lutam há mais de vinte anos pela demarcação de suas terras, sobretudo a área indígena Raposa Serra do Sol, terra ancestral no nordeste de Roraima. // TAUPERANG - De origem Karib, reserva São Marcos, proximidades da Venezuela, cerca de 1.000 pessoas - constante convívio com os “irmãos” PEMÓN do país vizinho, intensa relação comercial. // WAI-WAI - Origem Karib, sul do Estado, quase na divisa com o Pará, cerca de 500 pessoas, regime de matriarcado, clara menção à lenda das “mulheres amazonas”. // WAIMIRI-ATROARI - Origem Karib, sul de Roraima, divisa com o Amazonas, cerca de 830 pessoas distribuídas em 14 aldeias; nos primeiros contatos com os brancos, eram conhecidos como CRICHANA. / WAPIXANA - Etnia de origem Arawak, norte e leste de Roraima, fronteira com a Guiana, 8.000 pessoas em viva cultura de danças e comidas. // YEKUANA ou MAYONGONG - De origem Karib, noroeste do Estado, proximidades da divisa com a Venezuela, dentro da área Yanomani, grupo de 500 pessoas, belo trabalho de artesanato.

À parte, POVO YANOMANI - Ocupam extensa área de floresta tropical na região da fronteira com a Venezuela; no Brasil, noroeste De Roraima e Amazonas, extensão contínua de 94.191 km2. Nação indígena que já tiveram várias denominações, entre elas WAIKA, GUAIKA, XIRIANA, XIRIXANA, XAMATARI, PAKITAI, PARAHURI, GUAJARIBOS, KARIMÉ e YAWÁRI, cada um com seu dialeto. Até o final dos anos 1980, os Yanomani constituíam o maior grupo indígena, a maioria isolada. São 130 malocas espalhadas, população de 6.700, estrutura social das aldeias geralmente constituída de uma grande casa coletiva em forma de cone que pode chegar a 100m de diâmetro e 10m de altura, para 10 a 15 famílias. Vivem de caça, pesca, coleta de frutas silvestres e agricultura - nas roças, plantam mandioca, abacaxi, banana, cana-de-açúcar, batata-doce, cará, taioba, mamão, tabaco, pupunha, algodão e plantas medicinais.

RESERVA RAPOSA SERRA DO SOL - A nordeste de Roraima, área de 1.743.089. abrando terras de três municípios. O relevo divide-se entre imensas planícies e cadeias de montanhas na fronteira Brasil-Venezuela-Guiana. Região com cerca de 19 índios e não-índios, a maioria da etnia Macuxi e outros grupos menores. O principal alimento é a mandioca e derivado, como farinha e beiju, e pratos tradicionais, como caxiri e pajuaru; criam gado, importante fonte de alimento.

F I M