Inércia
A resistência a que todos os corpos materiais opõem à modificação do seu estado de movimento é conhecida como a lei ou princípio da Inércia. Essa é a explicação da Física para a resistência dos corpos à mudança.
Quando num ônibus o motorista exagera na velocidade e por uma eventualidade ele necessite frear bruscamente, o que ocorre? As pessoas, claro, são projetadas à frente por terem tendência a continuarem o seu movimento. Essa tal tendência evidência a resistência dos corpos à mudança.
Outro exemplo retirado do transporte público de qualidade: se um motorista de ônibus arranca de modo brusco, os passageiros, homem ou mulher, criança ou idoso, mães segurando recém-nascidos, são literalmente atirados para trás. Já aconteceu com você?
A inércia também pode ser sentida de outro modo: quando alguém decide formular um plano, a fim de gerar uma mudança significativa na própria vida, como voltar a estudar ou aprender outro idioma, terá que vencer uma espécie de “inércia”, que é tanto física quanto mental. Formular um plano e colocá-lo em prática demanda movimento e um firme propósito, em suma, sair da zona de conforto.
Quem já não ficou com preguiça de iniciar um trabalho, mas depois que o faz, como que se algo engrenasse internamente, não deseja mais parar até concluir o desafio? Sair da zona de conforto é sim lutar contra a inércia.
A inércia não é uma força maligna. Ao contrário, vencê-la pode gerar muita satisfação. Portanto, quando a preguiça e o desânimo o abraçar, se não se mexer tenderá a ficar no mesmo lugar. Mas se você optar em se movimentar, ainda que com alguma resistência no início, continuará em movimento. Pense nisso.