Francisco e Vergonha

Estamos vivendo não apenas num país em transe, mas num mundo em transe. Tudo por culpa do egoísmo dos líderes e ambição do capital internacional, também em parte devido ao fundamentalismo religioso.

Apenas uma figura consegue nos inspirar e manter em nós a chama da esperança - o sonho do homem acordado -: O papa Francisco. Ontem na cerimônia da Via Crucis, ele afirmou o que se espera de um pastor verdadeiro numa hora tão grave. Ele repitou várias vezes no seu sermao a palavra vergonha, o que sente diante do quadro de intolerância, injustiça e irracionalidade, rezando pelo "sangue derramado pelos inocentes":

"Vergonha pelosangue ds inocentes que cotidianamente é derramado,de mulheres, crianças, imigrantes, pessoas perseguidas pela cor da pele ou por pertencimento étnico, social oupor sua fé.

"Vergonha por todas as aimagens de destruição e naufrágio que se tornaram comuns para nós.

Vergonha por todas as vezes que bispos, sacerdotes, consagrados e consagradasferiram seu corpo e a Igreja (referência aos padres pedófilos).

"Ele arrematou sua oração pedindo por "irmãos atingidos pela violência, indiferença e pela guerra". ediu que "rompam as cadeias que nos fazem prisioneiros de nosso egoísmo, de nossa cegueira involuntária, eda vaidade dos nossos cálculos mundanos".

Franciso tem razão em sentr vergonha desse mundo tão deprimente, das njstiças, da violência e,principalmente, do egoísmo e da omissão. Francisco ilumina, inspira e irradia esperança. É o grande líder da ahuaanidade. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 15/04/2017
Código do texto: T5971340
Classificação de conteúdo: seguro