NÓS BANCAMOS A CORRUPÇÃO SIM !

NÓS BANCAMOS A CORRUPÇÃO SIM !

Por: JOSÉ JOAQUIM SANTOS SILVA

Depois de alguns anos de observação e experiência de vida, cheguei a conclusão mais elementar do mundo de que nós ditos cidadãos respeitados trabalhadores bancamos e cooperamos com a corrupção do Brasil.

Essa é a triste realidade pelo simples fato de estarmos direta ou indiretamente no meio de maremotos de escândalos públicos, assistindo a tudo tão passivamente que se alguém conhecesse o Brasil pela primeira vez exclamaria desta forma "Mentira eu não acredito que brasileiro seja um povo tão inerte assim". Ao contrário dos nossos hermanos argentinos, bolivianos e chilenos que não deixam barato 1/3 desses crimes, eles vão às ruas, escandalizam fazem ruidos, batem panelas e tambores, usam apitos, demitem políticos, e mudam o jogo a médio ou longo prazo mas mudam. E nós aqui na velha cultura do "tô nem aí" a maioria fica é ligada na novela das 21 horas da globo que tem uma audiencia do inferno, com a família. Todos adorando e assistindo a deusa globo e seus telespectadores aprendendo e ensinado seus filhos serem gays ou lésbicas. ( Até hoje não entendo porque a globo deixou de apresentar o programa linha direta) Será porque o mesmo era útil e funcionava? Era um serviço de utilidade pública? Ou provavelmente foi a pedido dos homens lá de Brasília?

A globo pela sua eloquência consegue colocar sua sujeira nos pratos desses telespectadores justamente nesse horário e eles aceitam pacivamente. Também pudera não há concorrentes, e mesmo.

E o mais irritante, é que os telejoranais de todos os horários e de todos os canais principalmente abertos aos desprivilégiados das tvs por assinatura tem aberto os nossos olhos exibido estas realidades constantes de delitos e peculatos praticados por gente velha cínica de cabelo branco e cara enrrugada pelo tempo descompreendida e descompromissada que deveria estar gerenciando bem o nosso país, trabalhando sério com amor, sendo remunerado com ou sem horas extras assim como eu e milhões e milhões de cidadãos, ficam sacaneando com a cara do povo, mentem criam para si doenças doenças imaginárias, renunciam descaradamente para não serem cassados e ficam aí de boa até a mídia popular esquecer.

Mas, o Brasil cidadão infelizmente desde a época em que éramos uma simples colônia subdividida e fragmentada em diversas capitanias hereditárias pelos desinteligentes gafanhotos migradores portugueses,

Como diz o adágio popular vivemos na “casa da mãe Chica” e cada um faz o que quer.

Por isso, que a prática de sequestros relâmpagos, contrabando de armas, tráfico de drogas, acessibilidade fácil às bananas de dinamite, ataques a caixas eletrônicos e bancos, se tornaram delitos comum em retaliações às impunidades desses políticos manhosos de todo Brasil.

Nas cabeças fracas e mal-intencionadas da bandidagem, eles acham que " Se eles roubam lé em Brasília, por quê eu também não posso roubar? Não dá nada mesmo".

Com certeza a bandidagem pensa assim. Presos - soltos e vamos aprontar mais vamos botar prá quebrar - nós temos advogados. Aliás, a profissão de advogado, é a mais remunerada do Brasil, principalmente se for para defender causa de criminoso.

A questão da corrupção no Brasil é muito mais profunda. Acredito que apenas uma pequena parte dos casos seja descoberta e venha a público. Imagino que grande parcela fique escondida nas entranhas públicas. Temos a corrupção política, a corrupção de servidores e de cidadãos desonestos. A corrupção sempre tem dois lados, um corrompendo e outro sendo corrompido.

Está na cara que a máquina pública está comprometida. Desde criança escutamos falar sobre a tal da corrupção, agora vemos, todo dia, ao vivo e a cores na TV.

Na esfera política houve e há muito apadrinhamento para se obter a dita governabilidade. Não importa os interesses da sociedade, desde que os interesses pessoais e partidários sejam atendidos, com isso vem a briga pela distribuição de cargos públicos, comissionamentos e outras benesses. Isto ocorre em todos os níveis de governo (municipal, estadual e federal), afinal é preciso acomodar todos os camaradas.

O exemplo mais recente da corrupção política em nosso país é o escândalo do mensalão, que teve início em 2005 (nove anos atrás!) e somente agora está se tentando dar um desfecho em meio a tantas doenças de culpados e saídas a francesas de outros através de renuncias programadas e sugeridas pelos colegas. Viva o corporativismo político.

No âmbito administrativo temos um carnaval de queixas, denúncia e escândalos. Somente para citar alguns exemplos: a indústria de multas de trânsito em diversas cidades, desvio de verbas através de falsas ONGs, fiscais corruptos, licitações fraudulentas, prefeitos de muitas cidades dos interiores que dizem que não podem pagar agora a médicos, professores e outros servidores que dão sangue, mas podem pagar a cantores sertanejos chatos matutos, pablos, chicletes e ivetes da vida, e a presença de público é certa. Entre tantas outras situações absurdas que acontece na esfera política, da para se escrever um livro com a grossura de um dicionário Aurelio ou da Bíblia Sagrada.

Se pararmos para pensar, no final das contas, mesmo que inconscientemente em meio a tantas festas e Copas do mundo, somos nós que financiamos toda essa corrupção. Os corruptos visam o dinheiro público, que em última análise é o seu dinheiro e o meu dinheiro, que disponibilizamos para a manutenção da sociedade.

Na medida em que os recursos destinados a financiar hospitais, escolas, saneamento básico e outras necessidades primárias são desviados, debaixo de nossos narizes, e não tomamos qualquer atitude, também temos nossa parcela de culpa, por uma simples questão de omissão.

Omissão esta, que é alimentada também pela conivência de pessoas metidas a espertas que gostam de atalhos, pagando assim nas madrugadas 10 a 20 reais por um lugar na fila do SUS e bolsa esmola nas mãos de sacizeiros, mendigos ou moradores de rua, ao invés de gritar, cobrar e protestar por aumento de senhas ou exigir que essas senhoras e senhores saiam de baixo de seus cobertores e endredons mais cedo para atender esse povo.

Todo mês a arrecadação tributária bate recordes, o governo encosta os contribuintes na parede e suga a maior parcela dos seus recursos e tudo isso para quê? Para vermos que o nosso dinheiro está sendo desviado, utilizado para manter um gigantesco cabide de empregos, manter o inchaço da máquina pública ou aplicado em obras fúteis, enfim, uma grande parcela escoando pelo ralo.

A cada cinco reais desviados ou desperdiçados é um litro de leite que está sendo tirado das crianças esfomeadas deste país e uma caixa de remédios para doentes ou aposentados.

Mas infelizmente a triste realidade, é que ao longo dos anos fomos vencidos pelo cansaço, nos tornamos um povo apático a tudo isto.

Só não somos apáticos para festas e esbórnias. Somos pacíficos, pacíficos até demais mas não precisamos ser omissos. Em outros países por questões muito menores o povo sai às ruas protestando e cobrando os seus direitos. Temos que limpar a administração dos maus políticos e servidores públicos que mancham nossa imagem, afinal de contas, estamos sem credibilidade no exterior por sermos e vivermos numa sociedade corrupta.

Falta-nos poder de mobilização e indignação, afinal quem manda neste país é o povo brasileiro, sua vontade é soberana e cabe aos ocupantes dos cargos públicos nos representar e, sobretudo, nos respeitar

Porque se fosse em outros países não muito sérios, esses políticos já teriam sido presos em regime fechado ou em outros casos, seriam condenados a morte como na China e Japão. Mas aqui.. Já sabe não é?

Esse tipo de situação pode, sim, ser mudada. Desde que você e eu nos manifestemos abertamente, pois nossa manifestação, quando multiplicada, gerará a necessária mudança da opinião pública sobre o assunto. Sinta-se à vontade para utilizar ou compartilhar este artigo com seus amigos e colegas, e peça-os para manifestarem também em blogs, twitters e outros meios, enviando cópia para deputados, governadores, senadores e outras autoridades.

Em verdade, o povo brasileiro precisa mesmo é aprender a votar e parar de se iludir com falsas promessas de políticos, cujo o voto para eles é como pão.

E pão comido é pão esquecido !!

JOSÉ JOAQUIM SANTOS SILVA

jjsound45@gmail.com

jjsound51@r7.com

Comente este texto

José Joaquim Santos Silva
Enviado por José Joaquim Santos Silva em 13/04/2017
Código do texto: T5969794
Classificação de conteúdo: seguro