Jesus Vivo

Acho que hoje e amanhã convém dar uma paradinha no lenga-lenga das delações premiadas e listas de políticos que vão ser objeto de inquérito pelos tribunais. Não vem ao caso esse assunto na quinta e sexta-feira da Paixão. Mas cada cabeça é um mundo.

Há quem na Semana Santa reviva os sofrimentos de Jesus: perseguição, prisão, torturas e a crucificação. Não meligo nessa parte, confesso que evito relembrar o martírio de Jesus. Vejam bem, por insistência de um amigo que me presenteou com cópia do filme de Mel Gibson sobre Jesus, tentei assistir, mas assim que começaram as cenas de violência desliguei. Quando criança jamais ia à Igreja na Semana Santa, não gostava daquele clima de tristeza, os santos cobertos de rôxo, e nunca olhei paraaestátua do Senhor morto. O Cristo que sempre me interessou foi o Cristo vivo. E o que resssscitou. O Cristo humilde mas altivo, o líder que optou peos menos favorecidos. Sei que há religiosos que usam a figura do Cristo para defender o conformismo e a sociedde injustae cruel. São uns sepulcros caiados. Acho que os rituais criados pelas religiões nada têm a ver com a filosofia e mensagem de Jesus. O que esses religiosos ávidos pelo lucro e essas religiões de resultados azem, é o culto ao bezerro de ouro.

Nas minha leituras da Semana Santa sempre me impressiona e vibro com o Jesus que se rebelou contra a discriminação e os julgamentos injustos.Aquele Cristo que quando form apedrejar Madalena, advertiu: "Quem nãotiver pecado que atire a primeira pedra!". O Jesus que despreza a rqueza e que respondeu ao jovem rico que perguntouo quedeviafazer para obter a salvação e ele respondeu: "Dá o que tens e segue-me!" O Cristo que ironizou e execrouos ricos dizendo: "É mais fácil um camelo enrar pelo fundode uma agulhado que um rico entrar no reino dos céus". O Cristo que revoltado e de chicote em punho, expulsos os vendilões do templo. O Cristo que excalmou e indagou: "De que vale o homem conquistar todos os tesouros da terrae perder a ala?". O Jesus que refletia sobre a vida e dizia: "O olho é a lâmpada do corpo. Se o olho ´bom, todo o corpo se enceráde luz. Mas se o olho é mau todo teu corpo se encheráde escuridão. Se a luz está apagada, imensa é a escuridão". Outra advertência é a que dirigiu aos que teimam em tomar o caminho da perdição(como é oportuna para o Brasil atual): "Entrai pela porta estreita, porque larga é a porta e espaçoso o caminho que conduz à perdição e muitos são os que entram porela".

oderia citar muitos outros exemplosde Jesus Cristo,mas prefiro lembrar que ele nunca foi adepto da pompa e circunstância, das etiquetas, das vaidades enem gostavade aparecer, deser o bambambã. O Cristo não canso de relembrar, foi humilde ms altivo. E nunca, jamais e eme tempoalgum falou da necessidade de se realizar rituais com pompa e circunstânciae e nem na necessidade de haver inyermediários entre o homem e o Pai. le até ensinou como deveríamos rezar ao Pai: "Quando vocês rezarem nãofaçam como os hipócritas que gostam de rezar sempre nas sinagogas e esquinas paa serem vstos pelos homens. Eugaranto a vocês: eles já receberam a recompensa!". E fi ainda maia didático: "Ao contrário, quando você rezar, entre no seu quarto, feche a porta e reze ao Pai, ocultamente, e seu Pai que vê o escondido, recompensará você.

No mais Jesus está VIVO. Inté,

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 13/04/2017
Código do texto: T5969681
Classificação de conteúdo: seguro