VIVA A VIDA!!!

Confesso, não sou muito de academia. Meu lado fitness tem deixado a desejar. Por vezes, abandonei academias antes de vencido o contrato. Não questiono sua importância quanto a nossa saúde física e psicológica, pois faltar à academia, com o tempo, nos pesa no corpo e na consciência. Nos dias de hoje, onde a prática de exercícios tem sido tão pouco executada, as academias cumprem com grande êxito, a tarefa de nos deixar em forma. Nesses tempos modernos, cada vez mais, o sedentarismo impera. Utilizamos o carro para quase tudo, temos a facilidade do controle remoto num simples apertar de teclas. Isso, sem contar o tempo que passamos sentados diante do computador.

Para quem como eu, não se liga muito em malhar em ambientes fechados, esperando a vez nos disputados aparelhos fazedores de músculos, existem alternativas. Sim, precisamos escolher uma atividade que nos dê prazer. Muito me agradam as atividades ao ar livre. Dentre elas, a caminhada. Caminhadas ao ar livre me proporcionam grande prazer. Felizmente, o lugar onde moro convida a longas e agradáveis caminhadas ou pedaladas, se preferir. É um bairro residencial onde existem somente casas, não há arranha-céus nem grandes comércios. O trânsito é pouco e flui com tranquilidade. Nesse lugar onde moro, ainda cultivamos o hábito do cumprimento. Saudamos os companheiros de caminhadas com um bom e sonoro, BOM DIA!! O silêncio existe e é respeitado, sendo rompido somente pelo canto dos pássaros e latidos de cães madrugadores... Definitivamente, metrópoles e seus grandes centros não combinam com meu modo de ser. Na verdade, vivo em uma grande cidade planejada, a princípio, para um número X de habitantes, e que hoje ultrapassa e muito a estimativa inicial. Porém, consegue ainda, conservar um certo ar interiorano, principalmente, no meu bairro, onde temos até mesmo, moradores exibindo suas práticas de equitação.

Minhas caminhadas acontecem, quase sempre, pela manhã, quando os raios de sol aquecem porém, não o suficiente para provocar queimaduras na pele. Quando caminho pela manhã, me sinto revigorada para as demais atividades do dia. Mas nada impede que caminhemos à tarde, aproveitando para assistir ao grande espetáculo proporcionado pelo pôr do sol, simplesmente, maravilhoso. O céu é de um azul encantador que se deixa refletir feito espelho na placidez do grande lago. Quando caminho, bem cedinho, meu corpo é tomado por uma sensação de enorme prazer. E o pensamento divaga. E penso naqueles que não têm tempo e/ou interesse para esse tipo de exercício diário. Durante a caminhada, sinto uma grande sensação de bem estar no corpo e na alma. Procuro observar cada detalhe, cada florzinha, às vezes escondida no meio do mato, e desprezada por todos. Até essa pequena flor, possui sua graça, seu encanto e beleza. A gostosa sensação ao caminhar supera até mesmo, a alegria de ganhar um presente qualquer. Ela continua fazendo efeito ao longo do dia. E, nessa hora, vem a certeza do quanto a Natureza nos é valiosa e nos presenteia nas mais diversas formas. No colorido das flores, no respirar profundo expandindo nossos pulmões e oxigenando nosso sangue...no verde das árvores, no frescor da brisa que sopra suavemente o rosto suado.

Quando alguém me diz que a vida deve ser aproveitada, concordo plenamente. Mas cada um tem seu modo de saboreá-la. Alguns aproveitam em noitadas, outros, em festas quase todos os dias, há quem passe mais tempo dormindo do que acordado...bem, é mesmo bastante relativo o “aproveitar a vida”. Para mim, o melhor jeito de aproveitar, é viajar mundo afora, sempre que for possível, e prestar mais atenção a tudo que nos cerca. Temos sempre uma lição a aprender todos os dias. No mais, é abrir os braços numa manhã ensolarada, respirar bem fundo, olhar para o céu e agradecer pela vida, pelas oportunidades, pelas boas recordações, por poder caminhar, sonhar, amar, sorrir...enfim, ser feliz...contudo e apesar de tudo.

Elenice Bastos.