Traga a bacia,Lurdinha!

Amanheci todo doído, doendo do dedão do pé até à cabeça. Tossindo paca, esmorecido total.Passaram Alivium para dor de cabeça, pasrtilha Vick para a garganta e mandaram tomar bastante líqudo.Só comi hje um pouquinho de canja. Tô dodói e jururu. Mas se Dweus quiser amanhã estarei melhor.

Só vim ao pedaço por causa da nosa amiga Ene Ribeiro, que chamo de Eninha. É que ela escreveu uma crônca linda sobre a bacia. Ela brinado diz que a bacia é só uma tralha, um troço feio, obsoleto. que é preciso substituí-la por algo mais chique.

Concordo. Mas aí vem a gratidão à bacia. Ela sempre foi um objeto trdicional. Pelo menos no passado.Era nela que se dava banho nos bebês, nos doentes, no tempo de falta d'água todos tomavam banho na bacia grande porqe a água suja servia para dar descarga no sanitário. Servia ainda para aparar a água das goteiras grandes.

Mas o que eu quero e contar mais uma serventia da bacia. Dr, Lívio Valença era um medico e deputado muito querido em Pesqueira e Sao Bento do Una. Certa feita ele foi convidado paracomer uma buchada na casa de um correligionário da zona rural. Foi com a comitiva. Enquanto preparavam a iguaria ficaram contando piadas e causos, o doutor Livio era mestre nisso, também tomando umas lapadas com um caldinho. Mas a fome começou a chegar, tava demorando muito servirem a buchada. Adona da casa sentiu o clima e então gritou para armã: "Lurdinha, termina logo de dar banho na peste desse menino, que eu preciso da bacia para passar o pirão".

Disse doutor Lívio quefoi uma das melhores buchadas que comeu. Sem duvida o temperinho de gude do menino deu um sabor especial. Abacia é uma referência dos anos dourados e do passado. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 08/04/2017
Código do texto: T5965197
Classificação de conteúdo: seguro