Eu não sou inteligente!
Já aconteceu de você alcançar algum objetivo, falar de algum assunto, aprender algo novo, e escutar de alguém que pra você é fácil pois você é inteligente.
Ninguém percebe as horas que foram gastas em aprender algo novo ou realizar algum projeto.
Um garoto ganhou um concurso de matemática, a primeira coisa que dizem é que o garoto é um gênio; mas não sabem as horas de estudo. Ou olham a foto do milionário mais jovem do mundo, logo imaginam que veio de uma família rica; mas não levam em conta as dores de cabeça que ele teve para atingir esse patamar. Aquela moça fala quatro idiomas, ela deve ter muita facilidades com línguas; mas não contou as noites sem dormir estudando e aprendendo sobre cada cultura.
As pessoas só pensam que os outros são inteligentes e por isso as coisas simplesmente acontecem.
Vou te contar um segredo meus caros, as coisas não são bem assim. Não é tão simples, para conseguir qualquer coisa é preciso esforço.
E por que isso me incomoda? Pelo fato de que muitas pessoas não conquistam nada por se acharem incapazes.
Pior do que alguém que pensa que só por ser inteligente uma pessoa conquistou certa coisa, são as pessoas que se acham burras e por isso não aprendem nada. Isso me mata! As pessoas acham que não conseguem as cosias, que não podem aprender coisas por se acharem burras. Não! Você não é burro! Por favor pare com isso.
Eu fico pensando em pessoas que nasceram com alguma condição especial, qualquer uma, que pode de alguma forma incapacitar ou retardar o desenvolvimento físico ou intelectual de alguém. Já reparou como algumas pessoas são super desenvolvidas enquanto outras na mesma condição são super dependentes? Pois é, conheça a família de cada um e você vai descobri o motivo de tamanha diferença. É claro que algumas pessoas tem mais oportunidades e que a condição financeira conta muito. Mas eu acredito que em grande parte é uma questão de como a situação é encarada.
Isso é só um exemplo, mas serve para todos. A pessoa sonha em tocar um instrumento, mas argumenta que não nasceu com o dom, como se as pessoas que tocam simplesmente nasceram tocando. Outras não aprendem um idioma pelo mesmo motivo. Outras não seguem a profissão sonhada. Já alguns continuam em vidas que odeiam pois não se acham capazes de mudar a situação.
Esse posicionamento é muito perigoso, é como uma ancora que não nos deixa ir para lugar algum, isso é triste. Isso me deixa triste. Não apenas pelo fato de algumas pessoas não valorizarem o esforço do próximo, mas principalmente por algumas pessoas não valorizarem seu próprio esforço.
Penso que essa geração que enaltece a preguiça, que só pensam em ganhar dinheiro fácil, que são inseguras, são assim pelo fato de pensarem que, ou nascemos brilhantes ou estamos fadados ao fracasso.
Resumindo, é claro que uns são mais habilidosos em alguns campos do que outros, isso nos faz diferentes, isso é bom, mas precisamos valorizar mais o esforço que cada um faz. Todos somos dotados de capacidade, ninguém é burro ou incapaz, isso são coisas que colocam na cabeça das pessoas.
Não gosto de textos ou livros de auto ajuda, tenho que confessar, mas sinceramente, eu espero muito mais das pessoas, mesmo com todos nossos defeitos eu espero muito mais dos humanos. Para sermos mais felizes precisamos entender que temos a capacidade de ser feliz, não é um dom que uns nascem com ele e outros não, nós realmente somos capazes.
Então, não, eu não sou inteligente!