FESTA DE SÃO ROQUE
Narrativa real- Município de Limeira- SP.
Em agosto de todos os anos, numa capela da zona rural de Limeira era celebrada a festa em louvor a louvor de São Roque. Para louvar, exaltar o padroeiro do lugar, com muitos preparativos durante o mês inteiro.
Era uma capela pequena mas, muito bonita, enfeitada, com muitas flores e laços de fita. Localizada no conhecido Bairro dos Paulas, ali havia uma escola, onde se davam aulas.
Escolhidos, os festeiros as prendas arrecadavam, todos eles com muito afinco trabalhavam. Todas as barracas eram armadas e organizadas, as carnes eram arrecadadas eram temperadas e assadas.
Todas as pessoas das proximidades e do lugar, alegres, compareciam e não paravam de chegar. A festa, ou quermesse era bastante esperada por todos adultos, jovens e pela criançada.
Os moradores da região e do Bairro dos Caetanos, quase ninguém faltava e ia a pé todos os anos, caminhando quatro quilômetros, descalços, só colocavam os sapatos ao chegar, por falta de hábito e para os pés não machucar.
Bem animado, concorrido e rendoso era o leilão, consistia os assados de frango, cabrito e leitão. Havia sorvete de palito, refrigerante e churrasco, quem abusava da bebida alcoólica fazia fiasco.
Terminada a festa voltavam para casa encantados, comentando as brincadeiras e bastante cansados. Com muitos planos para a festa do próximo ano, que iriam com seus parentes, sicranos e beltranos.
Reeditado com alterações.