A honestidade faz parte do caráter

_ Sr Waldemiro, eu quero falar com o senhor em particular no escritório. Quando faltar alguns minutos pro fim do expediente o sr me procure por favor.

_ Pode deixar meu filho, mais tarde eu vou lá.

A turma da marcenaria estava todo em rebuliço. Queriam aumento. O salário estava muito baixo. A inflação comia tudo antes de terminar o mes.

_ Quando eu recebi o mes passado, não deu nem pra pagar minhas contas de casa. - disse o Zé Cachorro.

_ E eu, minha mulher tá uma fera comigo! Ela queria ir visitar o pai dela na roça e nem pra isso sobra dinheiro. Disse o José Rubens.

_O senhor tem que falar com o Marquinhos, Seu Waldemiro! Assim não dá. Recebi uma proposta de trabalho e vou aceitar. disse o Eliêr.

_Vai nada menino! Você sabe muito bem que não tem emprego melhor por aqui. Sei que a coisa tá dificil mas a gente vai dando um jeito. Não vai sair sem um emprego certo em? - Alertou Sr Waldemiro.

_Que adianta ficar com esse salário de fome que a gente ganha?

_ Calma Elier, olha eu até acho que vocês tem razão mas um dia a coisa melhora. É melhor ficar e ter tempo de serviço pra receber. Vou ficando. E olha que pago passagem pra João Neiva! Disse o Neguinho.

_Vamos voltar a trabalhar que sou encarregado e esta marcenaria tem que dar lucro. Senão nem emprego a gente vai ter. O pouco com Deus é muito. Vou falar com ele depois. Quem sabe ele dá um aumento pra todos nós!

_Rárárá, só vendo pra acreditar. - Disse o Zé Cachorro e saiu pra fazer a última lixada numa porta que estava quase acabando.

O Zé Rubens e os outros sairam em seguida de cabeça baixa.Cada um foi fazer sua tarefa.

Sr Waldemiro sabia que o chefe não ia poder dar aumento a ninguém. A coisa andava meio sem prumo ultimamente. A marcenaria não tinha conseguido ganhar muito dinheiro. Madeira estava cara e difícil de conseguir. Mas como encarregado tinha que encorajar a turma. Tinha eles como filhos. Trabalhava no meio deles e fazia melhor que qualquer um, o serviço.

O telefone tocou e deu pra ouvir da marcenaria. O barulho das máquinas não atrapalhou muito. A lixadeira estava parada e a serra fita era manejada de vez em quando com pequenos intervalos.

A tarde passou depressa e depois da conversa na hora do café ninguém falou mais nada. Faltava alguns minutos pras cinco horas e ele resolveu ir até a sala do chefe. Ele era muito menino e o vira crescer. Aquele menino tinha muito respeito por ele e por isso nada temeria.

_ Entra sr Waldemiro! Senta aqui. Precisava falar com o senhor.

_ Pode falar menino. Sou todo ouvidos.

_Eu sei que a coisa tá difícil pro senhor e to sabendo que com a inflação tá difícil de cuidar da família. O senhor tem nove filhos, que eu conheço bem. Tem sido muito importante pro bom funcionamento desta oficina, e por isso resolvi dar um aumento pro senhor. Sei que o salário dos outros também tá curto, mas não vou poder dar aumento pra eles agora. Por isso peço que o senhor não comente com eles. Se eu der aumento pra eles vou dar um aumento muito pequeno pra todo mundo e por isso resolvi dar um bom aumento só pro senhor. Ok? Fica entre nós.

_ Marquinhos, Eu te vi crescer menino. Peguei você no colo. Há muito tempo que você me conhece e sabe do meu caráter, certo?

_ Claro, sr Waldemiro! Mas porque?

_Como você é capaz de me fazer uma proposta indecorosa destas, menino?

_ Calma , Não quis ofender. Só quero ajudar o senhor.

_ Sou o encarregado deles, Marquinhos, e não teria coragem de olhar nos olhos deles depois de aceitar isso que você ta me propondo.

_Então não vai aceitar o aumento?

_Quando você puder dar aumento a todos nós, me procura. To precisando mesmo, mas honestidade faz parte do MEU caráter!

Marquinhos ficou atônito! Por essa não esperava.

Na folha de pagamento do mes seguinte, veio uma merreca de aumento pra todo mundo. Não fez diferença nenhuma pra eles. Era muito pouco. Mas o Sr Waldemiro estava satisferito com sua consciência.

Eu era muito pequena pra entender porque minha mãe brigou tanto com meu pai, quando ele lhe contou o que acabei de relatar. Ele é o Sr Waldemiro Alves de Lima, um marceneiro de mão cheia. Eu tenho muito orgulho dele. Dia 10 de abril ele estará fazendo 87 anos de idade, mas ainda conserva o caráter, e a honestidade continua a fazer parte dele. Parabéns meu pai, por ser essa pessoa maravilhosa de quem eu tenho muito orgulho. Eu te amo meu pai e meu exemplo.

ALGUNS NOMES SÃO FICTÍCIOS MAS O NOME DE MEU PAI É VERDADEIRO.

Nilma Rosa Lima
Enviado por Nilma Rosa Lima em 05/04/2017
Reeditado em 13/06/2017
Código do texto: T5962220
Classificação de conteúdo: seguro