Redenção tardia, mas autocrítica corajosa

Para mim o José Mayer é um excelente ator. Umdos melhores e maiores da sua geração no nosso país. Mas pisou na bola e maculou sua imagem quando faltou com respeito, assediou moralmente e fez um gesto obceno contraafigurinistafa Globo, Suslenn Torani.

O caso veio a 0público, a figurinista teve o apoio de atrizes e outros profissionais da tevê, alem do público televisivo e das redes, além da Globo ter afastado por tempo indeterminado o ator das suas produções.

Em outras palavras. alem de ter sua aimagem completamente afetada pelo ato machista e indecoroso, Mayer teve sua carreira prejudicada.

É lamentável. O que menos recisamos no momento é desse tpo de machismo e obscenidade, desse mauexemplo. No entanto, mesmo condenando o ator, acho queé preciso reconhecer que ele pelo menos teve uma atitude positiva: naonegou o fato, naoescondeu sua falta, nao tentou nem por instante - como otros fazem, fizeram e farão - negar o seu erro.Pelo contrário, porntermédio de uma carta aberta confessou, pediuperdão e fez, por assim dizer, uma autocrítica positiva, de certa formaum gesto que pode ser o nicio de uma redengão que não o absolve, mas pelo menos tem algum merito ou seja, faz cm que expiada a culpa ele possa ter uma nova chance. Por isso, por uma questãode justiça e por ser raro alguem nese país assumir seus erros, transcrevo a carta do ator:

"Carta aberta aos meus colegas e a todos, mas principalmente aos que agem e pensam como agi e pensava:

"Eu errei.Errrei no que fiz. no que falei e no que pensava.

"A atitude correta é edir descupas. Mas isso só não basta. É preciso um reconhecimento público que faço agora.

"Mesmo nao tendo a intenção de desrespetar, admito que minhas brincadeiras de cunho machistaultrapassaram os limites do respeito com que devo tratar minhas colegas. Sou responsável pelo que faço.

"Tenho amigos, tenho mulher e filha, e asseguro que de forma nenhuma tenho a intenção de tratar qualquer mulher com desrespeito, nãome sinto superiora ninguém, não sou.

"Tristemente soufruto de uma geração que aprendeu erradamente, que atitudes machistas, invasivas e abusivas podem ser disfarçadas de brincadeiras e piadas. Não podem. Não são.

"Aprendi nos últimos diasoque levei 60 anos para aprender. O mund mudou. E isso é bom. Eu preciso mudar junto com ele.

"Este é o meu exercício. Esteé o meu compromisso. Isso é o que aprendi.

"A única coisa que posso pedir a Suslenn, às minhas colegas e a toda sociedade é o entendimento deste meu sentimento de mudança.

"Espero que meu reconhecimento público sirva para alertar pessoas da mesma geração que eu, aos que pensavam da mesma forma que eu, aos que agiam da mesma forma que eu, quese deve refletir e s incentive tambem a mudar.

"Eu estou vivendo a dolorosa necessidadedesta mudança. Dolorosa, mas necessária.

"O que posso assegurar e que José Mayer, homem, ator, pai, filho. marido, colega que surge hoje é, sem dúvida, muito melhor.

"José Mayer".

Por fm, acho mesmo que o ator deve estar muito arrependido e que já começaa expiar sua falta. Se conseguir mudar mesmo, o gesto vai virar redenãoe ele merecerá uma segunda chace. Nada como també lembrar aos que condenam Mayer mas anão são ouro dezoito que quem não tiver nehum pecado de ordem machista atire a primeira pedra. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 05/04/2017
Código do texto: T5961944
Classificação de conteúdo: seguro