Homem X Máquina

Ninguém pode negar a meloria que os avanços tecnológicos trouxeram para o desenvolvimento. Mas, também é verdade, que que gerouuma espécie de temorde que a máquina vá substituir o homem.

Esse temor (ou dilema) humano se baseianum fato:se a tecnologia trouxe benefícios à produção em escala, à medicina,à engenaria etce tale coisa, or outro lado tirou oemprego de muitas pessoas. no campo e nas cidades, aboliuprofissões, gerou miséria aos que anão souberam oupuderam se reciclar e se adaptar a uma aépoca dependente da tecnologia.. Esse roblema foi muito maior no terceiro mundo, inclusive no Brasil.

Os países ricos e desenvolvidos resolveram em parte esse problema criando o seguro desemprego e uma espécie de bolsa aos desempregados que não seadptaram ao novo tempo. Mas ospaíses pobres nãpossuem recursos para fazer o mesmo, assistir permanentemente os desempregados.

Há ainda que colocar qe mesmo conseguindo conectar todo mundo diuturnamente, nos quatro cantos do mundo, transmitindo ao vivo instantaneamento os fatos acontecidos, a verdade é que a tecnologia está tornando o homem cada vez mais solitário. As pessoas estão levando uma vida cada vez mais virtual. Substituiram, por exemplo, a praça da sua cidade pela praça do facebook e outras redes, estão atédeixando de telefonar para usar o zap. Assim, o grande desafio da epoca moderna é tentar dosar os valores humanos com a mania e predomínio da máqina sobre o homem.

Por fim não resisto à tentção de citar uma frase de Walter Block sobre como será´ainda mais radical o domínio da máquina no futuro: "A fábrica do futuro terá apenas dois operários: um homem e um cachorro. Função do homem: alimentar o cachorro. Função do cachorro: nao deixar o homem tocar nas maquinas".

Espero que não cheguemos a essa fase. Mas não duvido. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 04/04/2017
Código do texto: T5961003
Classificação de conteúdo: seguro