Bons Exemplos

Sou alguém que acredita ainda em bons exemplos. Ola, hermanos, acho que eles iluminam o nosso caminho e, principalmente, o caminho dos jovens. Mais: quem os bons exemplos podem evitar que parte da moçada tome o caminho da perdiação.

Vou ser meio pronceituoso: acho que os bons exemplos são uma espécie de herança. Palavra de honra. Eu mesmo acho que consegui me salvar da derrocada total graças as bons exemplos que recebi do meu pai e da minha mãe. Sem esses exemplos, repito, poderia ter adentrado, quem sabe, pelos meandros do mal ou me tornado um homem alienado ou ainda mais um ambicioso sem escrúpulos da vida. Meu pai foi o homem mais honesto e puro que conheci. Era, pasmem, comunistae espírita. E minha mãe era católica demais. Foi Filha de Maria. Não me tornei espírita e nem participei do partido comunista,nem tampouco me tornei católico. Sabem o que fiz? Uma média dos exemplos e hábitos dos dois. Do meu pai herdei muito das idéias socialistas e da sua crença o essencia: a morte física não interrompe a vida. Da minha mãe a crença em Deus, Nossa Senhora e Jesus Cristo. E entendi, hermanos, que a Força Superior das irradiações do meu pai era o mesmo Deus das orações da minha mãe.

Assim, reafirmo minha crença nos bons exemplos. Vou aproveitar para citar um verso de uma música de Lupuscínio Rodrigues que define o que meu pai me deixou de herança: "A vergonha foi a herança maior que meupai me deixou". Vale tambem para minha mãe, acreswcido de muita ternura.

Por fim vou transcrever sobre o assunto um trecho de uma crônica de Anísio Galvão: "Eu herdei de meu pai aquele espírito reto de justiça, aquela revolta contra a tirania, aquele ardor nos combates pela liberdade, aqueles crespúsculos de consciência, aquele apego ao dever, aquela aversão ao crime". Mas não posso deixare tamabém de citar Guimarães Rosa que dá areceita pela boca de Riobaldo do que a vida snos exige a todos: "Todo caminho da gente é resvaloso. Mas tambem cair nao prejudica demais. A gente se levanta, a gente sobe, a gente volta! O correr da vida é assim: esquenta e esfria, aperta e daí afrouxa, sossega e desinquieta. O que ela quer da gente é coragem". Sim precisamos de bons exemplos e de coragem. E priu.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 01/04/2017
Código do texto: T5958043
Classificação de conteúdo: seguro