FILOSOFIA POPULAR: “dos ditos que já foram ditos”

Num breve Ensaio

Como já é de manhã, dou Graças por constatar que:

“o sol nasceu para todos”.

FILOSOFIA POPULAR: “dos ditos que já foram ditos”

Num breve Ensaio

Como já é de manhã, dou Graças por constatar que:

“o sol nasceu para todos”.

Assim, começo meu texto a informar que meu pretexto é homenagear os ditos da sabedoria popular,a maior de que se tem notícias...

É certo que grandes escritores, filósofos e diversos líderes religiosos que passaram pela Terra nos deixaram valiosos ensinamentos, verdades pétreas, absolutas e atemporais, todas elas extraídas das suas observações mais doutas e espiritualistas, todavia, a humanidade, na mera figura de povo milenar, decerto nos compilou no livro do tempo tantos outros ditos valiosos, advindos da sabedoria tão bela e simplista...essa de, até hoje, se ser a mesma gente como toda gente.

Assim, relembrando alguns exemplos, a poesia de Pessoa nos deixou um ensinamento profundo em verso, o de que “MITO É O NADA QUE É TUDO”.

Haveria uma descrição mais perfeita para a mitificação do nada que nos acompanha pela sina de Homens?

Ovacionamos todos os vazios...por que será? E apedrejamos as essências.

O livro de Provérbios, outro exemplo grandioso do “observar e pensar e alertar” sintetiza em versos majestosos o o “modus operandis” da vida do Homem pelo tempo, de grande valia para o entendimento do todo, passado, presente e futuro, tudo para uma vida menos turbulenta por aqui.Vale conhecer...os ditos dos doutos.

Certa vez também foi dito “ A Cesar o que é de Cesar e a Deus o que é de Deus”, e eu aqui me pergunto, haveria uma melhor conceituação hermenêutica para a Justiça e paz entre os Homens?

Sobre a FORÇA DA LUZ na perene e insípida escuridão da Terra:”vós sois o sal da Terra!” “nenhum candelabro é colocado sob a mesa e sim sobre ela para que se veja a Luz”...

Um já dito em verso sobre a responsabilidade do exercício do amor:

“tu te tornas responsável por tudo que cativas”.

Mas o Povo, com certeza, na sua singeleza simplista do seu “ saber das coisas”, escreveu em frases curtas e divertidas grandes ensinamentos que atravessam gerações, cuja interpretação hoje é aplicada desde as provas de textos dos vestibulares até à avaliação psiconeurológica das doenças da área.

Portanto, NA LEI DA VIDA, não haveremos de “criminalizar” a hermenêutica possível ao mundo de cada ser:

" macieiras dão maçãs".

Então, vamos voar pelos ditos?

Ops! Mas...“Uma andorinha só não faz verão”.

Certa vez no vestibular da FUVEST perguntaram ao aluno o significado desse dito.

Bem, se eu estivesse lá talvez eu o respondesse com outro provérbio: fato é: “A união faz a força”. E ainda completaria: “é porque sozinhos somos ninguém”...esse eu patentearia em meu nome.

Afinal...'nenhum Homem é uma ilha", e sempre é "melhor um pássaro na mão dos que dois voando".

Nossos vícios do espírito são muitos e tem um dito que me instiga a dúvida:

“ A vingança é um prato que se come frio”.

Esse dito comemora a chegada dela ou a desqualifica totalmente?

Sim, porque ela chega, é verdade, mas quando chega...já não tem mais gosto.

Claro, alimento frio não é tão palatável. Seria então um ensinamento de que o tempo torna nosssas ânsias insípidas apesar de certamente concretizadas?

Quem sabe...desistamos dela portanto, é uma atitude cautelar, menos sofrida e muito sábia.

"O tapa com luvas de pelica", por vezes, é mais eficaz e mais elegante.

A vaidade e a arrogância também são vícios capitais que nos perseguem pela História, portanto, a sabedoria popular não perdoou esse quesito mundano: Deixou-nos escrito de que “rei morto, rei posto”.

A ensinar: nenhum reinado é para sempre e todo poder é efêmero...mas "a propaganda é a alma do negócio".

Todavia, o Homem, revestido de mais soberba, devolveu o tiro da vaidade e disse: “quem foi rei nunca perde a majestade”.

E alguém, mais inconformado, ainda alertou: cuidado, porque ”todo pavão vira espanador”.

Numa conhecida fábula , a ingenuidade duma criança gritou à multidão: “O rei está pelado!”.

Todos sabiam mais ninguém tinha coragem de gritar.

"Criança não mente".

Guardem esse ensinamento, "antes tarde do que nunca": mesmo com roupa nova...todo rei tende a estar nú.

"Quem avisa amigo é!"...e "quem encontrou um amigo encontrou um tesouro". Comemore!

Olho vivo: "À noite todo gato é pardo".

E como vivemos cegos pela ignorância planetária cada vez mais vaidosa, é veríssimo que

“ Em terra de cego quem tem um olho é rei”.

Esse dito dá uma confusão dos diabos, acreditem.

E eu aproveito para declarar um dito meu:

“Há terras de cego em que quem tem meio olho jamais será majestade”.

Esse meio olho será prontamente retirado...para que a cegueira continue.

A não ser que seja filho do dono. Porque “melhor que ser dono é ser o filho do dono”. Já foi dito. Aos pais sempre cabe a maior responsabilidade.

É que a gente vive, olha, pensa , constata e fotografa .

E às duras penas, aprende as lições da vida...logo ali.

Você tem sede de Justiça? Já foi dito: “A justiça tarda mais não falha”...esse é meu dito sonho de consumo. Nessa hora eu esqueço que “ a vingança é um prato que se come frio”.

Mas Justiça não é vingança.Ainda bem. São antíteses da vida.

E por falar em vida, há ditos que estão no cardápio da própria vida: “quem com porcos se mistura farelos come”: dito sofrido, sufocante, indigesto, regurgitante até, mas ensina a força do meio inóspito sobre o ser em sofrimento.

“Diga-me com quem andas que te direi que és” -“aonde tem fumaça tem fogo” -“O homem é lobo do Homem”- “faça o que eu digo, não faça o que eu faço”, caramba...esses ditos sempre explicam o todo pormenorizadamente.

Aguardem , sempre “é questão de tempo”e todos os ditos se concretizarão.

Saibam: qualquer semelhança com a vida não terá sido mera coincidência: o povo é sábio...sempre.

Da nossa essência disseram: “filho de peixe peixinho é” e deve ser por isso que “um bom filho a casa torna’.

E ser mãe, já foi dito em verso: realmente “é padecer no paraíso”.

“Casa de ferreiro espeto de pau”!-todos somos ferreiros pela vida.

Quem não vive esse dito? -que nos ensina da incongruência que nos acompanha.. Somos seres paradoxais, falhos nos atos apesar do conhecimento e da prática consolidada.

Então....seria verdade mesmo que “o hábito faz o monge?”- estou em dúvida...

E na política planetária : seria apenas “a oportunidade que faz o ladrão”?

Eu concordo com esse dito: “ Ladrão que rouba ladrão tem cem anos de perdão!” E aproveito para derivar outro dito: “Ladrão que poupa ladrão tem cem anos de prisão!”. Fica o registro autoral.

Uffa! Ainda bem que “ a esperança é a última que morre” e que “ a fé remove montanhas”.

Aproveito também para informar que Isaac Newton roubou a essência dum dito popular para fazer sua famosa lei da física: “quem com férreo fere com ferro será ferido”.

E nem pagou royalties ao pensador do povo.

Você conta mentiras? Então, saiba que há um dito para você:

“O bom mentiroso tem que ter uma boa memória”...mas nem adianta muito porque em seguida já lhe foi redito “ A mentira tem perna curta”, portanto, mesmo sem Alzheimer ela nunca vai longe demais...

E por aí vai a sabedoria do povo, sempre sem limites...em belos provérbios aonde sempre cabe mais um alerta.

Vou parar por aqui porque “em boca fechada não entra mosquito”, certo?

Preciso treinar esse dito. Assumo meu defeito e engulo todos eles.

Ou melhor: eu substituo a boca pela pena.

E saibam...”tudo vale a pena se a alma não é pequena”.

Só uma perguntinha: o leitor já se sente agoniado com meu extenso texto sobre a filosofia popular? Eu também.

Mas é só relaxar e se ligar no dito mais edificante para a vida:

“Não há mal que sempre dure...nem bem que nunca se acabe”.

Quase acabei, mas me lembrei de mais um dito infalível para a alma:

“ Nada como um dia após o outro: Esse dito é libertador.

Fui, a advertir: nunca fui "Maria vai com as outras".