Rosas, Cartola e Roberto

Adoro música. Além de ouvir, gosto de ler sobre o assunto. Li, não me lembro onde, que Roberto Carlos havia decidido gravar a música de Cartola, "As Rosas não Falam". Mas na Hora H desistiu e disse ao produtor: "Gravo não, Bicho, porque as rosas falam. E não gravou mesmo. Lembrei na hora que lia do verso da música, uma das minhas músicas prediletas: "Queixo-me às rosas/ mas que bobagem/ simplesmente as rosas exalam o perfume que roubam de ti". Lembrei também Anatole France: "É acreditando nas rosas que as fazemos desabrochar". E Exupéry: "Os homens cultivam cinco mil rosas num mesmo jardim e não encontram o que procuram. E, no entanto, o que eles buscam poderia ser encontrado numa só rosa". E ainda Machado de Assis: "Para a rosa o jardineiro é eterno". Cartola ou Roberto, quem tem razão?

Bom, passou o tempo mas eu nunca esqueci desse episódio de Roberto e a maravilhosa música de Cartola. O que Roberto disse me impressionou. Não, não achei que fosse bobagem ou mais um TOC do Rei. Nas minhas divagações chegei até a imaginar um papo de Roberto com uma rosa, no final, depois que o Rei dizia que a rosa era papo firme, ela respondia: "E você, Bicho, é uma brasa, mora?!!!!".

Depois dessa divagação, certo dia fui tomar o café e notei que minha esposa, Dona Nice, estava cuidando das suas plantinhas num jardinzinho improvisado numa parte da varanda, onde há vasos, caqueirad, latas e o escambau de depósitos com plantas, inclusive rosas. Notei, pasmem, que ela estava falando com as plantas e havia momentos em que me pareceu que ela estava ouvindo as plantinhas. Juro. Nada ela me disse e nem eu perguntei. Vejam bem, não sei se é Roberto ou Cartola quem está certo, mas de uma coisa eu sei: Dona Nice fala com as plantas, e ela é completamente lúcida. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 29/03/2017
Código do texto: T5955787
Classificação de conteúdo: seguro