A HISTÓRIA É NOSSA!
A verdade é o ponto de partida para a construção de uma nação. A mentira nos distancia e impede o rumo certo. O Brasil mostra a sua realidade e nos fatos revelados encontramos a sua verdade.
Não devemos fugir. Não devemos encontrar somente no outro ou em grupos a causa dessa triste verdade revelada. Somos todos responsáveis. Carregamos, todos, no peito uma faixa onde em letras garrafais o mundo todo lê: somos um povo incompetente.
Não conseguimos até agora organizar a nossa nação. Isto dito, não nos enfraquece, mas é o ponto de partida para um novo caminho. Devemos mudar as nossas atitudes como cidadãos. Pois é na nossa micro-história na vida diária, na vida cidadã, onde tercemos o enredo para uma realidade diferente no futuro e foi assim que o cenário atual foi construído.
Apenas culpar os políticos, o judiciário, o executivo e os empresários? Esses se culpados, deverão ser condenados, até perder os seus mandatos e patrimônios, mas se não mudarmos a nossa ação cotidiana, tudo de novo se repetirá.
- Erramos na omissão, na corrupção ou quando nos deixamos ser
corrompidos.
- Erramos quando queremos levar vantagem de qualquer jeito.
- Erramos quando buscamos o "jeitinho" brasileiro.
- Erramos quando somos funcionários públicos e por causa de
uma comissão ou privilégios aceitamos participar de qualquer
time ou defender qualquer programa.
- Erramos quando estamos no setor privado e aceitamos qualquer
regra no jogo, desde que mantenha as metas e o aumento nos
nossos rendimentos.
- Erramos quando, no mínimo, não nos indignamos diante de
alguma injustiça coletiva ou individual!
A nossa atitude tem que ser modificadora para o melhor. Não esqueça da faixa que todos nós carregamos no peito. Reconhecer a verdade já é um bom começo. E a tal poesia, onde estás? Ela está aí, na vida diária, na vida sonhada, tá na alegria e na vida doída de mais!