As Pessoas Não Pensam, Só Executam

Essa frase me fez voltar no tempo, mais precisamente 21 anos atrás, na minha época de estudante da Escola Técnica Federal de Pelotas, hoje IF-Sul.

Era um almoço de domingo com a família já morando no Balneário dos Prazeres e eu, junto com meu pai e minha irmã, estávamos discutindo a respeito do trabalho dos técnicos formados bem como minha inclinação as Ciências Humanas, embora a Escola Técnica valorizasse mais o trabalho técnico do que artístico que era justo para atingir seu principal objetivo: formar profissionais para a mão-de-obra e mais do que isso, formar cidadãos críticos e de boa conduta e respeito com seus superiores e colegas de trabalho.

Eu, na minha santa falta de noção, disse na mesa em uma tentativa desesperada de valorizar as Ciências Humanas que as pessoas que se formam em cursos técnicos não pensam e só executam as tarefas que são dadas.

Bem, podemos afirmar aqui que meu pai e minha irmã reagiram indignados quando falei isso. Tive naquele dia meu momento Luis XVI indo ao cadafalso e sentindo sua cabeça cortada pela guilhotina do carrasco.

Mas também aprendi uma grande lição. De que sempre devemos respeitar as escolhas das pessoas sem divergir muito e recebendo em troca o apoio e o incentivo delas ao curso ou ao trabalho que escolhemos.

Agora falando muito sério, o que pode acontecer aqui no Brasil com a Reforma do Ensino será exatamente isto.

Um ensino voltado muito mais para a mão-de-obra em detrimento a formação de cidadãos críticos, inteligentes e talentosos o bastante para saber o que querem da vida e o que gostam realmente de fazer.

Pra se ter uma ideia do que pode acontecer no futuro próximo, as ciências humanas correm o risco de serem ou extintas ou restritas ao básico.

Porque, segundo aqueles que formularam isso tudo bem como a maioria dos políticos desse país, o pensamento é perigoso e por vezes subversivo levando as pessoas ao progresso, a igualdade, a criatividade e a plena independência.

São essas coisas que eles tentam impedir a todo custo chegar ao grosso da população para que somente uns poucos tenham acesso a cultura e ao conhecimento de todas as áreas da vida.

Só que os políticos esquecem uma coisa muito importante.

As pessoas não somente executam, como também pensam, sonham e acima de tudo, lutam pelo que querem.

MarioGayer
Enviado por MarioGayer em 18/03/2017
Código do texto: T5944859
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.