O QUE MAIS ELES QUEREM?
Quando eu tinha 6 anos de vida e minha irmã do meio quase 5, nossos pais nos matricularam no parquinho infantil que se chamava Parque Pinóquio. Nós não víamos a hora de começarmos a frequenta-lo pois passávamos na calçada e sempre víamos as crianças do lado de dentro do alambrado brincando e morríamos de vontade e estar lá no meio delas. Meu pai comprou nosso material, tinha lápis de cor, giz de cera, cartolinas coloridas, tintas gouache, pincéis, lápis preto, borracha, cadernos de desenho etc...
Eu nunca tinha visto tanta coisa linda na minha vida! Aqueles cheiros se misturavam nos meus sonhos e eles eram coloridos. Ficamos pouco tempo nesse parquinho pois nos mudamos para nossa casa própria e ficava bem distante desse bairro.
Algum tempo depois começamos no primário e meu pai que era militar, cantava nos carnavais para poder comprar nosso material escolar. E nós dávamos valor... Cuidávamos dos nosso cadernos e lápis, tudo do mais simples mas nunca nada nos faltou.
Cadernos encapados com papel manilha mas com muito capricho pela nossa mãe menina que na época tinha apenas 21 anos ( hoje tenho 54 e ela 68) e eu e minha irmã os recompensávamos com nossos progressos nos estudos e nos destacando pela nossa dedicação.
Não ganhávamos nada do governo, a merenda era uma sopa simples mas adorávamos e algumas vezes na escola não tinha pratos para servir a merenda então as professoras mandavam bilhetinhos aos nossos pais e pediam ajuda e todos os pais que conseguiam, compravam pratos de colorex e doavam prá escola. Eu não gostava de leite, mas tive que experimentar quando testavam introduzir leite de soja na merenda. Leite ralo e sem gosto, rssss
As professoras eram soberanas nas salas de aula e mesmo os chamados "maus elementos" daquela época, as respeitavam. Todos os dias antes da entrada quando tocava o sinal formávamos fila e cantávamos com respeito o Hino Nacional. Nem pensávamos em faltar a aula porque para nós era uma rotina na vida assim como acordar e escovar os dentes , para nós era natural.
Quando chovia muito forte íamos de uniforme mas as congas só colocávamos quando chegávamos na escola, até lá íamos de chinelo.
As professoras cuidavam dos alunos, olhavam as unhas, cabelos e roupas. Os pais as respeitavam e tinham uma parceria.
Hoje o que eu vejo? Os alunos só vão a aula se quiserem, os pais são permissivos porque é mais fácil dizer sim do que explicar os motivos de um não. Os alunos ganham livros e todo material escolar do governo, até as mochilas! Mas eles não querem porque têem vergonha de usar, mas não têem vergonha de usar essas roupas horrorosas essas calças caídas, cuecas aparecendo, aquele saco embaixo que parece fralda pesada de tanto xixi e cocô, cabelos estrambólicos, piercings em todos os lugares possíveis mas o pior de tudo é que não sentem vergonha de serem mal educados com seus mestres, pais, avós e com quem convivem.
Têem tudo na mão e não dão valor! A soberania do professor em sala de aula foi destruída! Os mestres são agredidos e ameaçados não só pelos alunos mas também pelos pais que defendem seus filhos cegamente e não pensam com a razão.
Fico pensando, eu reciclo meu lixo, e tudo que sei que posso fazer para ajudar a prolongar a vida do planeta eu faço, mas gente, salvar o planeta prá que tipo de pessoa o habitar? Que Deus me perdoe, mas eu ando tão de saco cheio desses pais permissivos que tenho vontade de chacoalha-los e gritar que não é errado ensinar aos filhos ter responsabilidade, não é errado ter dia certo pra ir a balada, não é errado se eles nos consideram caretas! Errado é parir e deixar soltos como andam fazendo, afinal prá que se preocupar? Tem o Bolsa Família, Vale gás, leite etc... O governo dá tudo! E os pais não dão limite...