Imitação barata

Os nossos dirigentes, tanto de ontem como os glpistas de hoje, além da elite dominante que vive por cima da carne seca, vivem pregando que devíamos seguir ao pé da letra a cartilha dos países desenvolvidos. Do chamdo primeiro mundo.

Mas a verdade é que falam isso da boca pra fora, é só demagogia e bocão. Por que se há esse desejo não lutam para imitar o respeito pela coisa pública que há, por exemplo, na Suécia? Lá não existe doleiro, laranja, caixa dois, empresa fantasma... Lá, desde 1960, foi abolido, pasmem, o pronome de tratamento, todo mundo, de cabo a rabo, é tratado por você. Não existe as Vossas Excelências (ou incelenças, ficaria mais apropriado).

Lá existe mesmo o igualitarismo. O segredo é que investem de verdadena educação e todas as instituições funcionam com celeridade e seriedade. Lá o pessoal da justiça não vive falando pelos cotovelos e se amostrando na mídia. Lá juiz só fala nos autos. Mais: Lá mandato político não concede imunidade e nem foro privilegiado. Lá não há cvarro oficial e nem jatimnhpos para as autoridades. Lá vereador não recebe salário, é considerado trabalho voluntário. Lá juiz não recebe penduricalhos e nem tem auda transporte, moradia, carro oficial, só ganha o salário seco.

Lá a classe política se reveza no poder. Política lá não é meio de vida, como acontece aqui.

A imtação que fazemos do primeiro mundo é uma imitação barata, apens somos subservientes a ele, mas não imitamos o que realmente faria a diferença. Somos um país onde os l[íderes e autoridades, salvo honrosas exceções, são uns cínicos e picaretas. Infelizmente. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 16/03/2017
Código do texto: T5942795
Classificação de conteúdo: seguro