Cidadania Gambiarra

Na minha opinião, dos vocábulos da moda, no tocante ao chamado politicamente correto, a palavra mais repetida é cidadania. Foi - e é - repetida a três por quatro. E, não raro, de forma imprópria. Resultado a palavra está se banalizando.

Sim, porque boa parte das pessoas que usam essa palavra não sabem que diabo é cidadania, confudem com um monte de coisas. E ela significa apenas qualidade ou confição de um cidadão. E qual é a definição de cidadão? Ora, é o indivíduo que goza de direitos e deveres civis e políticos num país.

Vejam bem, grande parte das pessoas pensa que cidadania são apenas o exercício de direitos, quando ela é também o cumprimento de deveres. Resumindo: a cidadania só existe de verdade quando o cidadão exercita seus direitos e cumpre os seus deveres. Como pode exigir direitos quem não cumpre seus deveres?

Quem entende um pouquinho de contabilidade sabe que a um crédito corresponde um débito de igual valor. Na contabilidade da cidadania cada direito vorresponde a um dever.

Quem não cumpre seus deveres pratica umz cidadania gambiarra. Não é um cidadão. De jeito nenhum. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 15/03/2017
Código do texto: T5942279
Classificação de conteúdo: seguro