" Luz, CÂMERA, Cor(Ação)".

“Não sei se estou apaixonada ou se quero ter a sensação de estar”, e foi assim, que encerramos uma de nossas gostosas conversas.

Tenho uma amiga, que é sempre uma fonte inesgotável de conversas com gosto de café. E dentre tantos assuntos, um dos mais recorrentes, são suas histórias de amor, e não sou poucas, sempre repleta de personagens, muitas músicas de enredo, mas tem um personagem que sempre se destaca mais, ela.

Recentemente, vi um filme chamado “O amor não tira férias”, nesse filme havia um cineasta da velha guarda, já aposentado. Em uma bela cena do filme, ele diz que a vida é como um filme, em que algumas pessoas, fazem o papel da amiga e outras fazem o papel da protagonista. Existe algo mais forte e verdadeiro do que isso? Acredito que somos sim os protagonista da nossa própria história, nós quem decidimos que rumo a trama vai tomar, nós que decidimos se é comédia, se é suspense, se é romance, se é drama. Depende do script.

Minha amiga tem uma quedinha por interrogações e reticências. Ela nunca sabe se está apaixonada , ou se as sensações que ela sente , são frutos dos filmes de romance que ela já viu. Ela não sabe se os beijos que ela conquista, são frutos de atitude ou se foram apenas mais um beijo. Com isso , ela acaba buscando respostas, e elabora mil perguntas em flash cards. Quantos de nós já nos deparamos com esses questionamentos?. Somos vulneráveis, meu caro! Somos uma caixinha de bom bom , loucos para serem devorados. Somos uma estante de livros antigos , sedentos por leitores. Somos um vazio que ,necessita, constantemente, ser preenchido. Somos um acervo de diários de bordo, com páginas em branco.

Quando minha amiga procura, dentro dela, o real significado do que é estar apaixonada, não é porque ela tem vocação de sofrer por antecedência. Estar apaixonada ou gostar dessa sensação? Eis a questão. Estar leve ou gostar da sensação de achar que perdoou, que seguiu em frente, que agora é mais feliz? Estar sozinha ou gostar da sensação de ouvir o som da própria voz? Estar determinada ou gostar da sensação de não precisar de alguém pra consertar o encanamento? Estar feliz ou gostar da sensação de independência emocional?

Estar apaixonada é maravilhoso, te fortalece o sorriso, rejuvenesce a alma, te aquece na noite fria, te consola após os pesadelos da madrugada, te desnuda, te desvela , te faz ser mais intensa. Gostar de estar apaixonada, é querer sentir tudo isso. E , geralmente, quando sentimos , o medo vem junto. Medo de dar errado, de cair e se machucar. Medo de ser a protagonista do filme. Parece que seria mais fácil ser a amiga, não é mesmo? Não requer tanto trabalho de corpo. Mas que graça teria em ser a sombra, ser o morno, ser aquela que está no filme, mas é apenas a parte secundária? Não vejo muito estrelato nisso.

Seja a protagonista do seu filme, e apaixone-se por isso! E o que acontece depois? Bem…deixe para as cenas dos próximos capítulos.

Luciana Tapajós.