TÁ O MUNDO FICANDO LOUCO OU SOU EU?

Que as coisas do mundo não são mais as mesmas, nós sabemos. Nem deveriam ser, afinal, faz parte da essência humana a metamorfose. Ainda assim, algumas coisas nos chamam a atenção e nos levam a questionar os princípios que sustentam esta sociedade insana. Os valores morais e éticos que deveriam pautar as ações e o modo de vida das pessoas já não são necessários para a conquista de um lugar ao sol. Mais vale a ganância, o individualismo, a propina, o desrespeito ao próximo e ao meio ambiente em nome do sucesso próprio. Está todo mundo ficando louco ou apenas eu?

Tanto a violência no trânsito como as drogas em suas variadas denominações estão dizimando os nossos jovens, enquanto as escolas públicas nada oferecem a essa população. O Estado brasileiro perde de goleada para o crime organizada que comanda a maioria das favelas e porque não dizer que comanda também boa parte das cidades. Muitas das vezes, a organização se concentra nos presídios. Então, está tudo errado ou eu estou mesmo maluco.

Ser um bom funcionário, negar as gorjetas ou propinas, deveria ser ações corriqueiras no funcionalismo público, mas o que vemos não é exatamente isso. Estamos construindo uma sociedade onde ser ético não vale a pena, não é lucrativo, devemos mesmo é ser mais esperto que o próximo ou atropelá-lo, esmagá-lo, passar por cima como um rolo compresso. Mais vale o sucesso, seja qual for o custo.

Os filhos já não respeitam os pais ou serão os pais que já não sabem educar os filhos? O fato é que muitos país se verem obrigados a fazerem o que não podem para atender aos anseios dos pequenos. Estudar e passar de ano é obrigação do estudante, com a ajuda dos pais, claro, mais a novidade para mim é que muitos jovem passam apenas para ganhar aquele lindo aparelho celular ou calçado que foram veiculados nas propagandas da TV.

Para ostentar uma vida de luxo vale roubar o dinheiro da merenda que mata a fome de muitas crianças carentes, vale surrupiar o dinheiro do SUS que poderia evitar tantas mortes pelo Brasil. Quanta falta de humanidade desses corruptos que tiram o pão da boca de famintas crianças. Quantos acidentes causados pela ganância do guarda de trânsito que optou por receber uma mísera quantia em dinheiro para não aplicar o rigor da Lei. Estamos todos em um profundo estado de loucura, já não nos assustamos com as atrocidades praticadas por nós mesmo. Achamos normal que os esgotos, inclusive os das grandes indústrias e fábricas joguem seus dejetos nos rios, córregos ou em mar aberto. Não sabem que somos dependentes de água? O desmatamento é normal, precisamos de pastagem para o gado, mesmo sabendo que essa ação pode fazer subir a temperatura e causar a escassez de água e comida. Estamos loucos mesmo. Nas grandes cidades e nas pequenas também, a violência é normal, afinal a população aumentou e as coisas não são mais como antes. Então cada um que se cuide, melhor não sair de casa ou sair armado. Quatro meses por ano de trabalho para arcar o sistema político do Brasil também é normal. Nos estádios de futebol, torcidas organizadas comandando quebra quebra, também é vista pela sociedade como algo normal, afinal, são torcedores que amam seus clubes. Não, são loucos mesmo.

O fanatismo faz a cabeça dos jovens, dita o modo de vida deles, o que dizem, o que falam, o que vestem, o que comem, o que ouvem. O ídolo representa mais do que os pais, do o professor, do o amigo. As novelas e os realitys shows apresentam um modo de vida demasiadamente maravilhoso e ao mesmo tempo irreal para os telespectadores.

Estamos nos suicidando aos poucos em nome da lucratividade, da ganancia, do capitalismo. Não, está tudo errado, está todo mundo louco. Ou sou eu o louco? Será o hospício um lugar ideal para essas argumentações?

Manoel R
Enviado por Manoel R em 13/03/2017
Código do texto: T5939369
Classificação de conteúdo: seguro