M e s q u i n h o

Detesto o mesquinho. É alguém sem a emoção da solidariedade. A mesquinhez é a negação do amor, da fraternidade, da humildade e do gesto largo da partilha. É a negação do Cristianismo. O mesquinho conspurca a própria alma. Não é slguém fo bem, é do mal.

O mesquinho é também um injusto e invejoso. Vira e mexe comete uma injustiça. Platão disse que quem comete uma injustiça é mais infeliz do que o injustiçado. Mas há controvérsias: como quem não tem sentimento pode se sentir infeliz?

Evito o sujeito mesquinho. Sinto aversão por ele. Não suporto sua presença. Mais: se pudesse não respirava o mesmo ar que ele respira. Não é propriamente ódio é aversão pessoal.

Sempre que vejo um desses sujeitos (de longe) perco o dia. Mas lembro do trecho de uma crônica do Professor Potiguar Matos:

"O ataque sub-reptício, o golpe rápido e traçoeiro do mesquinho, possui a perfeição dos escorpiões: não fere de frente, com tentáculos. Isso teria, enfim, dua coragem. Alcança de revés, é agulhada de cauda. Doi-lhe o mérito dos outros. Por mais humilde que venha a ser o mérito, não o suporta o mesquinho. Tece ele sua glória na mentira, jamais na criação. A vaidade é seu vício de Onan. Perturbado pelas suas limitações, mergulha num universo falso enlouquecido pela própria torpeza".

Um homem de caráter e bom senso deve evitar quem o mesquinho. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 12/03/2017
Código do texto: T5939029
Classificação de conteúdo: seguro