Afasta-me dos Intolerantes

Definitivamente nos dias de hoje presenciamos fatos extremamente cediços, oriundos de uma sociedade em busca de compreensão.

Mais uma vez a intolerância apresentou sua face horrenda, digna de críticas pelo teor de menosprezo a uma jovem que apenas queria mostrar-se bonita frente a sua grave doença.

Garota essa que foi hostilizada por um grupo de jovens negras pela petulância de usar um turbante, devido a leucemia que lhe acomete. Esse grupelho embebido de sanha desmedida, repreendeu-a simplesmente pela cor da pele (sim, a garota é de pele branca) como se fossem baluartes do sagrado uso do artefato.

A mesma tirou o turbante e mostrou para aquelas que a acusavam, justificando o motivo de estar usando aquele turbante a fim de encobrir os efeitos dá quimioterapia em seus cabelos. O câncer foi o causador de sua dor física, mas a discriminação foi o causador de sua dor moral.

Evidente que a garota é a maior culpada deste fato, pois pensando com a mentalidade de suas algozes, ela deveria ter pedido permissão aos africanos, indianos, paquistaneses que habitualmente usam o turbante culturalmente e religiosamente para alguns povos. Mas ela não fez nada disso, em nome de sua comodidade e beleza exterior quis enfrentar a ira e a indignação das jovens, utilizando de maneira afrontosa esta peça para disfarçar a falta dos cabelos. Irônico, não?

Não só é irônico como desalentador. Situações das quais passou esta garota, milhares de pessoas foram desrespeitadas por assumir certos posicionamentos, trajar vestimentas diferentes, tomar partido de assuntos polêmicos e etc.

O motivo associado a polêmica reside em um termo que até poucos dias nem fazia parte do vocabulário nacional: Apropriação Cultural. O vocábulo em questão " é a adoção de elementos específicos de uma cultura por um grupo cultural diferente." (Fonte:www.geledes.org.br>apropriação cultural)

Como parte destes elementos que costumam ser apropriados temos os seguintes exemplos: música, trajes típicos, arte e etc.

As pessoas costumam usar um penteado diferente, um vestuário oriundo de outras nações que não são comuns da cultura da qual ela está inserida. Lembro-me de um tempo remoto, utilizava uma corrente cujo elemento principal era uma Estrela de Davi e claramente não pertenço a comunidade judaica, porém utilizava aquele adorno porque eu gostava do símbolo e de tudo que representava além de ser muito bonito esteticamente.

Portanto, qualquer atitude de segregação onde um grupo reivindica a primazia da propriedade de um determinado objeto, precisamos solapar de uma vez por todas tais ideias enlouquecidas, visando o equilíbrio social a fim de evitar estas barbaridades.

Ademais, a intolerância reduz o pensamento civilizatório no seguinte aspecto de tolher um argumento contrário é querer convence-lo da sua verdade. O significado de intolerância é " intransigência com relação a opiniões, atitudes, crenças, modo de ser que reprovamos ou julgamos falsos." (Fonte:www.google.com.br>intolerância - item 3)

Observamos o mundo atual e suas incongruências, analisamos os meios que a intolerância utiliza-se para afirmar seus argumentos, desde justificar a cor da pele, o grau de inteligência maior ou menor até isolar as ideias individuais do cidadão, onde minha opinião é mais relevante do que a do outro.

A um tempo considerável, escrevi uma crônica ressaltando a sandice dá intolerância religiosa, mas todos os tipos de intolerâncias devem ser rechaçados visto que relevante a pior natureza do ser humano.

Ao fim desta crônica expresso no último parágrafo o que resume a finalidade de combatermos este sentimento asqueroso ao qual somos consumidos se dermos vazão a este mal:

"Seu amor deve ser maior que seu ódio, pois conseguimos vencer o rancor com amor e respeito ao próximo." (Fonte: Acreditamos no Amor - www.recantodasletras.com.br- autores: Luis Profeta - crônicas)

Luis Profeta
Enviado por Luis Profeta em 11/03/2017
Reeditado em 10/04/2023
Código do texto: T5938113
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.