Turbinar o cérebro para evitar perda de memória
 
     O que mais nos preocupa, nós que temos a memória muito ativa, é o receio de perder a memória e desenvolver a demência senil.
     A demência senil é terrível, a pessoa se torna até mesmo muito egoísta e só pensa em satisfazer suas vontades, sem pensar um mínimo que seja no outro. Além de ser repetitivo e muitas vezes briguento e desagradável.
     Para deixar a memória boa, é preciso exercitá-la sempre, nós poetas conseguimos fazer um pouco isto, pois além da inspiração, a pessoa precisa ver como vai escrever, rimar, colocar as palavras.
     Mas, para quem não escreve, é preciso fazer exercícios diários. Minha mãe mora em Minas e cuida de meu pai que está com demência senil (Mal de Alzheimer), e sempre que ligo pergunto para ela se está cuidando da memória, ela foi professora por muitos anos, e atualmente gosta muito de fazer cata palavras, e palavras cruzadas. Assina revistas católicas para acompanhar o evangelho do dia também. Gostava muito de bordar pontos de cruz, mas parou por causa da visão mais fraca.
     É preciso exercitar sempre a memória para poder acompanhar o mundo a nossa volta com mais lucidez
      Ouvi hoje na TV que fazer contas também é um bom exercício, mas na mão, nada de calculadora. Uma coisa boa também, este eu faço todos os dias a noite, é fazer sudoko, um jogo de lógica de encaixar números de um a nove, em colunas sem repetir nenhum.
     Há várias maneira de exercitar o cérebro, é ter no que pensar para realizar alguma coisa, pode ser artesanato, pintura, algo que faça pensar, contar, calcular...
     Então mãos a obra, vamos exercitar a memória amigos poetas, principalmente aquele que passou dos cinquenta.  vamos fazer brotar neurônios saudáveis. Sem memória nada sou, nada serei, nada farei...E pretendo fazer muito ainda, até o final de meus dias, se Deus quiser.
Norma Aparecida Silveira Moraes
Enviado por Norma Aparecida Silveira Moraes em 11/03/2017
Reeditado em 23/12/2017
Código do texto: T5937457
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.