Volta por cima: Desesperar jamais

O desespero é a potencialização da angústia, o tormento da aflição e a perda da esperança. Isso junto deixa qualquer ser humano semi-paralisado, sem nenhum pique, incapaz de seguir o conselho do samba antológico de Paulo Vanzolini: "Reconhece a queda, não desanime,/ levanta, sacode a porira e dá a volta por cima".

O desespero sempre decorre do desânimo, da decepção, da desesperança. E o homem sem esperança é nulo e pode tomar o caminho da perdição, que é o do inferno. Já dizis Cronin: "O inferno é o lugar onde se deixa de ter esperança".

Não se pode e nem se deve entregar os pontos. Por mais decepções e aflições é preciso resistir. Há um provérbio chinês que diz: "Jamais se desespere em meio às mais sombrias aflições de sua vida, pois das nuvens mais negras cai água límpida e fecunda".

Admito que há dentre o povo muito desânimo, decepção, cansaço r frustração vom a classe política, governo e autoridades. Vou mais longe: há um clima propício ao desespero.

Mas, por outro lado, o nosso povo tem muita fé, força e determinação. Quem pensa que o povo é mané está enganado c a cor da chita. Esse povo é capaz, sim, de dar a volta por cima. Ele sabe que a esperança é o sonho do homem acordado.

Acredito nos milagres que os homens e mulheres do povo são capazes de fazer com duas mãos, mentes, coração e coragem.

Por isso sei que o povo não vai desesperar jamais. Nada como lembrar o samba de Ivan Lins e Victor Martins: "Desesperar jamais/ porque perdemos muito nesses anos/ afinal de contas não tem cabimento/ entregar o jogo no primeiro tempo// Nada de correr da raia/ Nada de morrer na praia/ Nada! Nada de esquecer./ No balanço de perdas e danos/ já tivemos muitos desenganos/ já tivemos muito que chorar/ De fazer valer o ditado popular/ Desesperar jamais/ Cutucar por bsixo o de cima cai/ Desesperar jamais/ Cutucar com jeito, não levanta mais".

Vamos dar a volta por cima. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 09/03/2017
Código do texto: T5936171
Classificação de conteúdo: seguro