MUDAR É PRECISO, MAS NÃO É FÁCIL MUDAR PARADIGMAS... 7h15min.
Ainda não recebemos o nosso material de trabalho referente há este mês, razão pela qual os dias seguem “amenos”, auxiliando nas tarefas do lar, pois participar é preciso, já que os direitos das mulheres são iguais as dos homens...
O nosso país está acontecendo algo que não é inédito, pois isto já aconteceu várias vezes, o vice presidente assumir, mesmo que não sejam por circunstâncias idênticas; há os que aceitam e outros são radicalmente “contra”; de nossa parte temos que fazer algumas ponderações, muito embora não estejamos dando total apoio a tudo que está acontecendo.
Seria bem mais fácil que o atual presidente, se acomodasse em seu cargo, entretanto quando tomou a iniciativa de “romper” com a ex mandatária, é sinal que gostaria de mudar paradigmas, o que não fácil, pois outros teriam preferido a “acomodação”... Agora não é hora de tão somente criticar, mas até “torcer”, para que o país possa retornar a oferecer empregos; pois uma família sem renda é uma aflição que parece não ter fim, com suas malévolas conseqüências...
O país tem jeito, e sempre foi superior a todas as crises, inclusive desta, que há de passar com vinda de melhores dias...
Quanto às apregoadas “reformas”, tão comentadas e “alardeadas” da Previdência Social, é de muita complexidade, penso que as “reformas” deveriam começar na parte de “cima”; governadores se “aposentando” com quase seis vezes a mais do teto máximo do INSS, não deixa de ser algo “abominável”, comprovando que estamos longe de termos uma sociedade, que prime pelos mínimos princípios da ética e da justiça...
Quanto à questão da idade, penso, que a idade de 65 anos, até é razoável, tendo em vista que na maioria dos países da Europa, a idade para se aposentar até passa disto; entretanto as mulheres, que comumente tem dupla jornada de trabalho, em que muito dos maridos não colaram em suas tarefas, deveriam, em função disto, terem cinco a menos... Vamos torcer para que haja um bom senso; os 49 anos de contribuições, realmente dão o que pensar... Exemplo: um jovem que começasse a trabalhar com 25, - após uma completa formação profissional - iria se aposentar aos 74 anos... E as professoras? Realmente é um tema controverso, que exige sérios estudos, para não se cometer injustiça...
*Na pergunta 875 de O Livro dos Espíritos, Kardec questiona: Como se pode definir a justiça? - A justiça consiste no respeito aos direitos de cada um.
O que determina os direitos? Duas coisas determinam: a lei humana e a lei natural. Tendo os homens feito leis apropriadas aos seus costumes e ao seu caráter, essas leis estabeleceram direitos que puderam variar com o progresso dos conhecimentos. Vede se vossas leis de hoje, sem serem perfeitas, consagram os mesmo direitos da idade Média. Esses direitos antiquados, que vos parecem monstruosos, pareciam justos e naturais naquela época. O direito estabelecido pelos homens, portanto, não está sempre conforme a justiça. Aliás, ele não regula senão certas relações sociais, enquanto que, na vida particular, há imensidade de atos que não unicamente da alçada do tribunal da consciência.
*O Livro dos Espíritos, completará no dia 18 de abril deste ano, 160 anos de sua primeira edição, esta pergunta faz parte do Capítulo XI Lei da Justiça, de Amor e de Caridade. 8h13min. Curitiba, 09 de março de 2017 – Reflexões do Cotidiano – Saul
http://www.mensagensespiritas.net63.net http://www.recantodasletras.com.br/autores/walmorzimerman