Caráter e vida

Aristóteles, o filósofo grego, disse que não se mudam os caracteres tão facilmente como as leis. E verdade. Tem mais: sem caráter não se vive, o sujeito vegeta. O caráter é a grande referência do ser humano. Um homem pode ser rico e deter poder, mas se não tiver caráter é um mendigo moral, um zero à esquerda, um verme. O homem de verdade possui caráter firme e não abre mão dos seus princípios. Ele coloca esses princípios scima de quaisquer interesses.

Há quem ache que o homem de caráter firme é sempre alguém caladão, taciturno, mal-humorado e chsto. Certo? Errado. Há pessoas bem humoradas, brincalhonas e permanentemente alegres que possuem caráter, assim como há chatos e que vivem diuturnamente de mau humor que não possuem caráter. Não é por aí que se mede o caráter de alguém.

Vivemos numa época que os princípios morais são ridicularizados. A escalada da falta de caráter é estarrecedora. Mas é preciso se rebelar contra essa crise moral. Na verdade, no fundo, no fundo mesmo, todo aquele que não possui caráter não é apenas um canalha, é um infeliz.

Por fim nada como lembrar uma definição exemplar de caráter, salvo engano de um evangelista americano, Dwight Moody: "Caráter é o que somos no escuro". Viva o caráter. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 07/03/2017
Código do texto: T5933970
Classificação de conteúdo: seguro