CÉREBROS ON LINE !

Por: JOSÉ JOAQUIM SANTOS SILVA

Nos dias de hoje em meio a tanta tecnologia, na era dos computadores que tornou para todos nós uma grande necessidade para os nossos lares e toda nossa vida.

Estamos conectados 24 horas, precisamos do computador para consultar saldos, fazer transferencias, tirar 2ªvia de contas de luz e telefone, tirar antecedentes criminais, acessarmos todas as páginas possíveis ao nosso bel-prazer, ou com os olhos grudados no "whatsapp" lendo e vendo coisas uteis e inuteis.

Mas, como era a nossa vida a uns 30 anos atrás sem essa tecnologia onde todas as coisas que pensamos em executar, dependem unica e exclusiva desta máquina aparentemente complexa e assustadora para muitas pessoas; Quando que na realidade, basta só um pouquinho de familiarização com a dita cuja.

Mas, devo confessar para vocês que sinto muita saudade do tempo em que tinhamos trabalhos de equipe e tinhamos que marcar um ponto de encontro para nos encontramos, para daí seguirmos para a Biblioteca Pública e fazermos nossas pesquisas. Eramos mais ariscos? mais inteligentes?

Depois da invenção da Internet, a rede que liga computadores de todos os cantos do planeta, o mundo nunca mais foi o mesmo. Com um clique, você vai a Paris e visita o Museu do Louvre. Com dois, acaba na Nova Zelândia e descobre mil esportes radicais que os aventureiros praticam por lá. A cada novo toque no mouse, você multiplica suas possibilidades de conhecer lugares e povos que jamais imaginou que pudessem existir. O passeio, mesmo via net, é capaz de despertar muitas emoções. Mas vale saber: melhor do que ver pelo monitor é viver essas experiências na vida real. É claro que ninguém pode ir a Paris todo fim de semana, com a mesma facilidade que faz isso pela web. Mas, em muitos casos, a Internet não é - e nem deve ser - a única maneira de tomar contato com outras realidades. Veja a diferença. Ao fazer uma pesquisa para a escola, você descobre um site com informações sobre os utensílios de barro feitos pelos índios na época do Descobrimento. Porém, ao visitar um museu e ver uma vasilha indígena ali, ao vivo e em cores, "viaja" no passado e volta ao tempo das caravelas. Percebeu? Melhor do que apenas copiar e colar é vivenciar o fato.

É claro que ler é viver, ler é cultura e quem lê, escreve também e aprende muito mais.

Lembro-me com saudades dos cálculos matemáticos que faziamos na hora da prova de matemática no assunto Monômio e Polinômio às vezes cálculos de razão e proporção e outros.

A Loteria Esportiva, na minha época de menino em 71, era a modalidade mais importante de loteria brasileira mantida pela Caixa Econômica Federal. Não tinha “Megas” Sena e nem Quinas meu bem. Queria ficar rico? Era só marcar e acertar os 13 pontinhos na loteria. O jogador, ou melhor, o apostador, preenchia um cartão e entregava-o na lotérica. Daí a casa loterica utilizava uma moderna máquina (manual!?) perfuradora de cartão, tecnologia IBM, chamada “Port a Punch” para furar dois cartões, um para o apostador (comprovante) e o outro, para a Caixa Econômica. E no final de todos os jogos - que se encerravam no domingo - entrava em cena um “potente” computador da CEF. Gente! E num é que o danado do computador saia lendo cartão por cartão até encontrar o ganhador, ou ganhadores. Quase inacreditável, né não? Mas era assim mesmo! E o pior de tudo meu bem... É saber, com toda a certeza, que já pertencemos a esse tempo.

Hoje em dia, ninguém vive sem computador. E nem dá para fazer isso, pois essa máquina facilita demais a vida da gente. Só não vale exagera

E quanto aos caixas eletrônicos ninguém imaginava que os primeiros surgiriam nos fins dos anos 70.

Hoje, dependemos da tecnologia dos computadores para quase tudo.

Transferência on-line, nem pensar. Uma palavra que ninguém saberia pronunciar na época imaginemos uma pessoa com um tablet sendo mandada de volta ao passado uns 50 anos atrás? Que imaginariam as pessoas daquela época? Um bruxo !! Exclamariam.

Poderiamos correr até o risco de ser espancados quem sabe ou ser preso pelo governo militarista da época.

Com a era da informática, até que o nosso Brasil avançou no que diz respeito a educação sim por incrivel que pareça, estamos muito mais educados graças aos novos critérios tecnológicos adotados.

quanto a telefonia fixa analógica, que é que imaginaria que a mesma hoje se tornaria digital e com fibras óticas proporcionando mais ganho nas transferências de dados entre transmissor e receptor isso sem falar também na invasão dos smartphones para clientes pós pagos gerando mais comodidade para os seus usuários.

Graças a era da informática, o povo está vivendo mais tudo isso por conta das eficientes abordagens médicas.

Mas, a boa realidade é que já não conseguimos viver sem celular, computador, internet e outros poderosos recursos tecnológicos. Queiramos ou não, eles transformaram o mundo durante o século 20 e ingressaram no século 21 com uma velocidade espantosa. Muita gente se adapta rapidamente às novidades e nem lembra como era a vida sem elas. Para outros, porém, ocorre uma dúvida: nossa existência seria melhor ou pior sem tudo isso? Seríamos diferentes? Há quem odeie e quem ame irrestritamente essas máquinas. Qual é nossa relação com os avanços da tecnologia? Ruim com ela e muito pior sem ela.

Mas, aqui pra nós, eu sinto saudades do meu primeiro Windows 3.1 anterior ao Windows 95 e 98, da minha máquina 486 e também das pouquíssimas pessoas que possuiam computadores em 1994.

Era uma coisa mais alto astral e menos besteiras, Internet discada, provedor IG, Tutopia e outros que eu os usava e nunca paguei um centavo por eles. Mas hoje com .....

JOSE JOAQUIM SANTOS SILVA

jjsound45@gmail.com

jjsound51@r7.com

José Joaquim Santos Silva
Enviado por José Joaquim Santos Silva em 03/03/2017
Código do texto: T5929662
Classificação de conteúdo: seguro