Pagamos a conta, mas não recebemos o produto da compra

O Sol, Astro – Rei do Sertão brasileiro, costumeiramente tem me acordado com seus encantadores raios a invadirem meu quarto, não transmitiu hoje a alegria da alvorada de outrora. Não entendi por que ele se negou a cumprir sua ardente missão. Mas, ao acessar a internet, logo compreendi o motivo que provocou em nosso Astro tanta tristeza. Segundo alguns jornais, mais de trezentas famílias da comunidade de Paraisópolis – SP ficaram sem nada do dia para noite. Um grande incêndio destruiu os barracos e quase tudo o que elas tinham. As ruas estreitas e vielas dificultaram a ação dos bombeiros.

Brasil, um país rico em diversidade cultural, o mais rico em água doce do mundo, ocupante da 17º posição no ranking mundial da produção de petróleo, com uma safra de grãos de aproximadamente 215,1 milhões de toneladas. Além disso, possuidor do maior rebanho comercial de bovinos do mundo, com cerca de 153 milhões de animais, totalizando 15% dos bovinos do globo, com uma carga tributária mais cara do mundo, onde as pessoas trabalham mais de quatro meses apenas para pagarem impostos. É estarrecedor, lamentável e desumano, as autoridades desse país permitirem que brasileiros morem em condições indignas, sujeitos a quaisquer perigo, inclusive a incêndio.

No Brasil, são inúmeras as comunidades, povoados e regiões onde os governos são totalmente ausentes. São localidades desprovidas de todo tipo de segurança, saneamento básico, saúde e educação. São, na verdade, terrenos férteis para a ação do crime organizado. Qual é o problema então? Se nós pagamos tantos impostos, por que as autoridades não cuidam de todos nós? Não somos todos Brasileiros? São questões pertinentes que só a própria história do país pode explicar. Alguns pontos são relevantes: Temos uma mídia maliciosa, protetora da elite americanizada; de propósito, o analfabetismo funcional impera; não sabemos escolher os governantes.

Por outro lado, tem-se uma explicação mais convincente. Enquanto muitos brasileiros não têm se quer uma moradia razoável, em um lugar seguro para viver com a família, um deputado federal custa aos cofres públicos por mês, aproximadamente, R$ 170 mil, com direito a todas as regalias possíveis. Vale lembrar que são mais de 500 deputados federais. Um senador custa por mês para nós mais R$180 mil, além de outras regalias. Pensa que acabou a festa com o dinheiro público? Não mesmo, segundo a Organização das Nações Unidas (ONU) o Brasil perde cerca de R$ 200 bilhões com esquemas de corrupção por ano, como vem mestrando A Operação da Polícia Federal “Lava Jato”.

Não é tão difícil entender o porquê muitos brasileiros ainda vivem em situação de miséria, abandonados pelo poder público, mas acolhidos pelo poder paralelo. As trezentas famílias que perderam tudo naquele incêndio em Paraisópolis, não estariam naquela situação se as nossas autoridades administrassem nosso dinheiro com seriedade. Autoridades políticas, governem para nós, abracem os quatro cantos do país, protejam os brasileiros, vocês são nossos representantes, nossos funcionários. O Brasil é formado por todo o seu povo, não apenas a pela elite. Mídia, apenas apresente os fatos, não seja tendenciosa, não nos subestime.

O Cortiço, obra de Aluísio Azevedo era ficção ou era realidade?

O arraial de Canudos, de Antônio Conselheiro não foi dissipado?

Ô Astro – Rei, preciso de sua alegria, de seus lindos raios penetrando em meu quarto, você não tem culpa, volta, foi um crime, mas os culpados são os governantes.

Manoel R
Enviado por Manoel R em 02/03/2017
Reeditado em 03/04/2018
Código do texto: T5928576
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.