Realidade

REALIDADE

2mar17

Fria é a realidade, mas é sincera e justa. Ela, a realidade, não se orna de cores exuberantes. As cores que irradia são aquelas originadas pelo objeto ou ser que as tem e na exata medida de sua real exuberância, palidez ou acinzentados tons. Seus sabores precisam ser experimentados e degustados. Os odores que emana nos fazem aproximar ou afastar o máximo que o espaço que nos é dado assim permite. A realidade é feminina e muito se assemelha a uma mulher por vezes muito próxima, mas inatingível o que nos faz nunca dela desistir.

Dura é a realidade que nos faz afastar dos caminhos sonhados, mas em sua imensa sabedoria que é formada pelo conhecimento da experimentação de caminhos já percorridos, é ela que nos mostra por onde seguir e às vezes, quando a contrariamos, caímos em precipícios que transformam a realidade em recomeço. Este é o preço cobrado por ela para o que, para ela, foi teimosia.

Mas a realidade sempre nos estende seus longos braços ofertando seu carinhoso e aconchegante colo para que novamente possamos nos reconciliar e com ela seguir.

Quando descobrimos os segredos da realidade, o que vem com muita observação, tempo vivido ou por mero acaso, aí a realidade se torna doce, saborosa, inebriante e tentadora, capaz de nos fazer sorrir, pois o sorriso é o espelho da alma que reflete a feliz realidade.

Se a olhamos de longe podemos ver que ela, a realidade é longa, mas suas curvas horizontais e verticais que nos pareciam ser angulosas e por vezes semicirculares ou círculos totais nada mais eram que pequenos desvios construídos pelo destino que fora traçado por nossos sonhos.

Na realidade o que precisamos é sonhar, pois são os sonhos que nos conduzem para a nossa realidade seja ela repleta por curvas, descidas ou subidas dos fundos precipícios pelos quais passamos.

Realmente é preciso sonhar.

Geraldo Cerqueira.