BELEZA DAS ESCOLAS DE SAMBA
 
          Assistindo alguns desfiles pela TV, a gente fica de boca aberta de ver tanta criatividade, tanto luxo, tantas representações de culturas, histórias, homenagens memorial ou não.
     Vendo a Portela por exemplo, até chorei com a ala do Rio Doce que foi destruído pela lama da mineradora lá em Minas.
     Gosto de escutar as narrações que vão descrendo cada ala, cada fato, o porquê das fantasias, os materiais que foram construídas.
     Seja como for o carnaval, envolve muito dinheiro, dá empregos, compra utilitários das lojas, enfim maneja também a economia e o turismo.
     O Rio de Janeiro passando por tantos problemas, esconde seus problemas atrás das festas, dos eventos que chamam tanto turismo. Como pode uma cidade tão bela, estar falida, os funcionários públicos sem receber, muitos passando necessidade.
          Voltando ao carnaval, ele envolve muito patrocínios de artistas e ricaços que adoram desfilar.
Atrai turistas, que ajudam na economia, fazendo o dinheiro girar. Vamos torcer para que esta cidade tão bela volte a ser bela também em seus compromissos. Por enquanto isto aqui em São Paulo  sem crise segue sua vida, e em muitas cidades pelo Brasil a fora as escolas locais também desfilam... Muitos não gostam, a maioria por questões religiosas, mas que há muita coisa beleza no carnaval, isto há. Aplausos mil a todos envolvidos em tanta beleza.
     Seja como for é no carnaval que a criança interior sai para fora para brincar e esquecer um pouco a seriedade e a pressão da vida. É no carnaval que se sai um pouco da repressão, que esvazia um pouco a alma, e nem todos estão ali para sacanear, abusar, e sim apenas para passar algumas horas alegres de verdade. Nem todos estão ali para cometer crimes como alguns acham e acusam.           Muitos estão ali até exercendo um papel muito sério, embora de grande emoção, como nas escolas de samba, e nos blocos, matinês são as crianças interiores brincando um pouco. Afinal a vida é tão séria. Deixar a repressão que muitos sofrem, esvaziar o saco de chateação e tristezas de vez em quando faz muito bem psicologicamente.
Norma Aparecida Silveira Moraes
Enviado por Norma Aparecida Silveira Moraes em 28/02/2017
Reeditado em 28/02/2017
Código do texto: T5926064
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.