MILAGRES NAS REDES SOCIAIS
As redes sociais e a própria internet foram invadidas com uma enxurrada de milagres.
Isto vem de longe, lá em 2011, numa videoconferência, ouvi um magistrado dirigir-se ao Google, com o "deus google". No momento senti vontade de retrucá-lo, mas preferi aguardar o dia em que ele precisasse de um Deus verdadeiro e então se desse conta da heresia que dissera.
Assim, o bombardeio é diário e de toda a ordem, não interessando profissão, atividade, tudo é milagroso. São frutas que curam qualquer doença, fórmulas que matam qualquer praga.
Inventores de araque, começam a produzir qualquer porcaria e lançam no mercado virtual, utilizando como veículo de merchandising, os posts dos influenciadores digitais.
Mesmo parecendo dispendiosa a remuneração dos influenciadores, jamais atingirá o patamar dos veículos da mídia convencional. Para termos uma ideia, um único anúncio de 30 segundos para um comercial no intervalo do Jornal Nacional, na Globo chega a custar em torno de R$ 710 mil.
Outro dia recebi um post que dava ao limão, propriedades curativas de qualquer tipo de câncer, desde que fosse ingerido em suco, o correspondente a um copo de suco da fruta misturado a uma colher de bicarbonato de sódio.
Algo que pode contrariar a leis da química e das reações.
Limão contém ácido cítrico, que ao reagir com o bicarbonato, pode resultar em mais água e sal.
Será que uma colherada de sal mataria o câncer? - Claro que não, mas certamente afetaria a pressão arterial.
Um pouco mais adiante no post, vinha o golpe através de indicações para encomendar pela internet comprimidos de várias substâncias extraídas de frutas, cada uma com várias indicações.
Ontem uma reportagem no Fantástico, começou a dar vida e cor a atividade dos influenciadores digitais.
Como em toda a atividade tem os charlatões, então é preciso estarmos atentos aos golpes, pois milagres são raros, raríssimos.