APOIO A CULTURA
APOIO A CULTURA
No Editorial, apoio à cultura - temos que tecer nossos elogios à direção do jornal pela sensata e real opinião sobre os fatores inerentes ao aprendizado e o desenvolvimento a cultura no estado do Ceará, e quiçá no Brasil. A discussão premente, que percorre os rincões brasileiros é que nosso povo não gosta de ler. Temos que analisar nesse ínterim, que apesar de o governo ter retirado alguns impostos que incidem sobre a produção literária, o livro ainda não consegue atingir as classes menos favorecidas. Isso, porém não impede que os menos aquinhoados procurem um meio mais barato e acessível como jornais e revistas. O jornal na escola é uma excelente iniciativa, pois além do custo barato, ainda podemos contar com as doações de leitores que querem ver o crescimento da cultura nesse belo país. Valem salientarmos que o jornal não se resume somente as escolas, eles são bem utilizados nas faculdades e universidades como forma de vivenciação dos acadêmicos com a redação jornalística. O livro não envelhece nas mãos de bons leitores e mesmo com uma enorme quantidade de obras colocadas a disposição dos leitores, a procura pelos livros ditos como raros são procurados incessantemente nos sebos da capital e fora do estado. Livro é cultura e se nossas crianças chegam a determinadas séries sem saber ler e escrever de quem será a culpa? Bem que uma equipe da Secretaria de Educação do governo e da prefeitura devia realizar uma visita inopinada e medir e avaliar as condições em que os alunos se encontram e confeccionar um relatório circunstanciado, para que fatos desagradáveis não acontecessem. Parabéns a equipe do Diário do Nordeste pelo belo editorial.
ANTONIO PAIVA RODRIGUES-MEMBRO DA ACI E ACADÊMICO DA ALOMERCE