COCO CHANEL
Eu achava que o nome dela fosse Corine, por causa do apelido, agora sei que era Gabrielle. Coco, como seu pai a chamava., veio do canto dos pássaros, cocoricô, cocoricô... Graças a ela hoje não usamos mais espartilhos e podemos nos vestir com roupas confortáveis. A partir de suas observações sobre a influência da roupa nos movimentos, ela passou a desenvolver o talento que trazia latente. Roupas apertadas tolhiam os pulmões da cantora. Plumas em chapéus atrapalhavam a visão. Não gostava dos vestidos de baile cheios de frufrus e penduricalhos, lembravam–lhe cortinas. Para a equitação, nada melhor do que calças compridas, como aquelas dos homens.
Voilà! Coco Chanel transformou a moda! Ao dispensar o que lhe parecia cafona, simplificou-a, sem contudo tirar-lhe a feminilidade. Além de tudo, ainda lhe imprimiu incrível bom gosto e um charme todo especial.
É claro que roupas de sua Maison não são para qualquer um, mesmo assim, podemos seguir o lema que norteou sua inspiração : simplicidade, conforto e elegância. Muita elegância...