PLANO DE VOO

As pessoas muitas vezes se sentem perdidas no tempo e no espaço como aquele cachorro que caiu do caminhão da mudança. Não adianta voltar para o velho endereço porque não tem mais ninguém por lá e não tem a mínima noção de onde fica a casa nova.

Voltar à infância? - Não tem como fazê-lo.

Buscar refúgio na religião? – Religião nunca resolveu problema de ninguém, quando muito cria a falsa sensação de bem estar que é causada pela auto-hipnose das orações pré-fabricadas, dos mantras repetitivos, das meditações ou leituras dos textos ditos sagrados que, convenientemente interpretados, darão a “resposta” desejada.

Usar drogas? Só aumenta a depressão depois que o efeito se esgota.

A maturidade, a observação do comportamento e da maneira de agir das pessoas, a análise das suas queixas e das respostas que dão para as situações que as aflige, nos ensina que o que faltou na vida dessas pessoas foi o planejamento e, se existiu, faltou a determinação para alcançar os objetivos.

Nossa vida pode ser comparada ao voo de uma aeronave porque tem origem, meio e fim. E nós, como os comandantes desses voos, somos os únicos responsáveis para que tudo se realize da forma que planejamos independente dos acidentes de percurso.

Todo plano de voo deve explicitar aeródromo de origem e de destino, quantidade de combustível, rota principal, rota e aeródromos alternativos caso as condições do tempo obriguem qualquer mudança.

Muitas vezes perguntamos a uma criança – o que você vai ser quando crescer?

Mas quantas vezes nos perguntamos – o que eu vou ser daqui a 5, 10 ou 20 anos?

O que é que eu desejo para mim num futuro próximo ou de longo prazo?

Quais os passos que eu devo dar, quais os cursos que preciso fazer, quanto de dinheiro devo poupar para conseguir alcançar meus objetivos?

Esperar que as coisas caiam do céu, exigir que os outros nos façam felizes ou atribuir-lhes a responsabilidade pelas realizações dos nossos desejos é pura idiotice porque essa obrigação é nossa, é pessoal e intransferível, como a escova de dente.

Estabelecer metas factíveis, buscar os meios e manter-se determinado é o melhor (talvez o único) meio de alcançá-las, de sentir-se feliz e realizado longe do amargor da depressão que o vazio interior proporciona quando lhe faltam motivos para viver.