Vergonha de ser honesto

Talvez - queira Deus - eu esteja exagerando, rezo para estar enganado. Juro. Mas estou notando nas minhas conversas com amigos e pessoas do povo que muita gente está, pasmem, com vergonha de se dizer honesto. Em outras palavras: estou deduzindo que acham que ser honesto é coisa de otário. Mais: que só se arruma na vida quem se corrompe . Há constrangimento em defender a honestidade.

Se a minha desconfiança está correta, por que estaria havendo essa reação de quase assimilação da corrupção e de toda sorte de desonestidade? Ora porque as dificuldades para os honestos só aumentam e os desonestos progridem e ficam, como se diz por aqui, por cima da carne seca.

Independentemente de ideologias ou preferências políticas, mas quando se vê um sujeito ser citado mais de 30 vezes em investigações e vários ministros respondendo inquéritos, também o presidente da câmara e do senado idem, o presidente da comissão de justiça do senado ser réu e o escanbau de fichas sujas dando as cartas e jogando de mão e uma justiça só discutindo e ávida por microfones e câmeras, o homem passa a achar que não vale a oena ser honesto.

Diante disso corremos o risco de advir o caos social e a profecia de Rui Barbosa, infizmente, se realizar: "De tanto ver triunfar as nulidades, de tanto ver prosperar a desonra, de tanto ver agigantarem-se os poderes nas mãos dos maus, o homem chega a desanimar da virtude, a rir-se da honra, a ter vergonha de ser honesto".

Que Deus proteja o Brasil. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 14/02/2017
Código do texto: T5912087
Classificação de conteúdo: seguro