"V e r d a d e s"

A verdade é uma só. Mas muda conforme a conveniência das pessoas e grupos. Até pode se transformar em mentira. Então para muitos não existe uma verdade, mas "verdades".

E, no entanto, a verdade devia ser única, aquela pregada pelo Cristo quando exclamou: "Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará". Mas ao que tudo indica o homem descartou esse conselho. Rui Barbosa levantou dúvida até em relação à justiça quando disse: "A justiça pode irritar-se porque é prrcária. A verdade não se impacienta, porque é eterna". Mas o que prevalece hoje não é só a mentira, mas a meia verdade que é ainda pior que a mentira porque consegue enganar e alienar as pessoas. A meia verdade é usada principalmente pelo plder e, não raro, pela justiça. Infelizmente, repito, não há mais verdade, mas "verdades", tudo depende de arrumadinhos e coveniencias de grupos com interessds inconfessos.

Tem mais, as "verdades" ou meias verdades são usadas por todos os grupos políticos ou graúdos. Virou mania nacional.

Por fim há um poema de Drummond que disseca o problema: "A porta da verdade estava aberta/ mas deixava passar/ meia pessoa de cada vez,// assim não era possível atingir toda a verdade,/ porque a meia pessoa que entrava/ dó trazia o perfil de meia verdade,// E a segunda metade/ voltav igualmente com meio perfil./ E os meios perfis não coincidiam// Arrebentaram a porta. Derrubaram a porta/ Chegaram ao lugar luminoso/ onde a verdade esplendia seus fogos./ era dividida em metades,/ diferentes uma da outra.// chegou-se a discutir qual a metade mais bela. / Mas carecia optar. Cada um optou conforme/ seu capricho, sua ilusão, sua miopia".

Era uma vez a verdade. Inté.

Dartagnan Ferraz
Enviado por Dartagnan Ferraz em 12/02/2017
Código do texto: T5910075
Classificação de conteúdo: seguro