UM VERÃO ATÍPICO... *

O primeiro mês deste novo ano se foi, com as temperaturas atípicas para Região Sul, por vários dias oscilando em mais de 30 graus, na sexta feira Curitiba alcançou 34 graus; fevereiro, o mês mais curto do ano, segue no mesmo ritmo, com altíssimas temperaturas, alguns locais de nosso estado com a ausência de chuvas, o que torna estes dias mais “severo”; o chuveiro tem ficar no frio, pois na regulagem morna a água sai quente demais; segundo comentários dos meteorologistas, o estado somente teve temperaturas parecidas em 1.960, confesso que não nos lembramos...

Tudo isto seriam fenômenos naturais que se repetem periodicamente, ou realmente seria indícios da tão propalada “mudanças climáticas”? Acreditamos que é difícil se chegar-se a um denominador comum, pois não há um consenso dos próprios cientistas que se dedicam exaustivamente aos estudos desta área; a nos simples mortais nos compete tão somente superar, cumprindo com as nossas habituais tarefas a nós atribuídas.

Na quinta feira saímos a serviço para divulgação das “Gotinhas da Saúde”, tarefa metódica que fazemos a mais de 15 anos, junto à classe médica, cuja especialidade a grande maioria é Homeopata; após, visitar a Dra. Nobuko, passamos na frente de uma joalheria, para trocarmos a pulseira de nosso relógio, felizmente ele dispunha, conversamos um pouco com o proprietário, o estabelecimento havia sido fundado em 1.967, portanto há 47 anos; foi então que nos lembramos que em 1.968, dávamos os “primeiros passos”, em nosso novo trabalho, - até então éramos bancário. - na propaganda médica; nestes muitos anos muita coisa mudou, laboratórios nacionais foram “incorporados”, ou vendidos, pois começara a haver grandes mudanças na economia, com a “globalização”, que na realidade é formação de grandes aglomerados...

Sabemos que aparentemente são irreversíveis, estas mudanças da economia, e praticamente afeta todos os setores que são incorporando ou “desaparecendo”, bancos, - Bamerindus, Banestado. - setores de comércio, - Prosdocimo, Hermes Macedo. - indústrias, que estampavam marcas que se destacaram durante décadas, vocês se lembram da CICA?”se a marca é CICA bons produtos indicam.” Um dia desses ouvi um comentário na rádio CBN, das marcas que fizeram história no país, e hoje somente estão na nossa memória; o setor de aviação é pródigo em lembranças, quem não se lembra da Varig, Cruzeiro, e outra mais que não estamos mencionado, com destaque a Panair do Brasil, pioneira, que começou em 1.929 e durante anos se destacava em vôos nacionais e internacionais, mas foi vencida pelas “marcas do tempo” e interesses de alguns...

Voltando ao nosso roteiro, visitamos mais alguns médicos, terminado no consultório do Dr. Ademar, geriatra, que o conhecemos por indicação de outro médico amigo, Dr. Chil. A distinta secretária, do Dr. Ademar, sempre que possível nos dá umas amostras de um medicamento que a esposa usa; ficamos agradecidos e nos despedimos. Retornamos, fazendo uso do transporte público, embora com um pouco de esforço, estamos colaborando para ter menos um carro nas ruas no nosso “saturado” transito de Curitiba. Estes dias falando com um despachante amigo nosso, nos contou que no Paraná se licenciam 700 novos caros cada dia...

Esta é a nossa primeira Reflexão do Cotidiano deste mês, que é o mais “curto” do ano; logo que ele acabar, teremos o Carnaval, (dia 4 terça feira) mas que na realidade já começa na sexta feira, último dia de fevereiro; que não deixa de ser uma mini-férias. Competindo a cada um a escolha de como aproveitar aqueles dias...

Curitiba, 02 de fevereiro de 2.014 - Reflexões do Cotidiano - Saul * Hoje é 11 de fevereiro de 2017

http://mensagensdiversificadas.zip.net ou http://www.mensagensespiritas.net63;net

Walmor Zimerman
Enviado por Walmor Zimerman em 11/02/2017
Reeditado em 12/02/2017
Código do texto: T5909828
Classificação de conteúdo: seguro