SEM QUER , QUERENDO !

Recentemente eu me encontrava num certo lugar e SEM QUERER, QUERENDO escutei uma certa pessoa dizer, que estava muito indignada com as cenas de violência , que tinha assistido nos meios de comunicação, cujas, ocorreram ou talvez e infelizmente ainda estejam acontecendo lá no estado do Espírito Santo( pelo que entendi aquela desordem social esteja sendo acirrada por conta da greve dos policiais daquele estado).

O que me chamou muito a atenção foi o fato daquela pessoa, classificar aquelas barbáries de BAIXARIAS,ora , o que eu vi e milhões de brasileiros também não foram BAIXARIAS, foram crimes mesmo...

Embora, essa pessoa tenha chamado, ou melhor, classificado os atos criminosos praticados por aqueles capixabas ,de BAIXARIAS, se olharmos à luz da congruência etimológica e etiológica do termo baixaria, veríamos semelhança, pois, infelizmente todo o crime,tem lá sua ESSÊNCIA DE BAIXARIA, uma vez que , o cometimento deste ,atenta contra a CIDADANIA e a ORDEM SOCIAL; a BOA POSTURA e a DIGNIDADE HUMANA (principalmente da vítima ou vítimas), por expressão até que poderia ser chamado de BAIXARIA ... MAS, NÃO É !

Outra coisa também observei ,foi que essa pessoa fez alusão comparativa , a um fato tão lamentável quanto o que ocorreu no ES , quando uma 'parcela' da população do município de Paulista(Região Metropolitana do Recife), precisamente em meados do mês de maio do ano de 2014, saqueou as lojas e comércio em geral do Centro daquele município,na ocasião também estava ocorrendo uma greve(acredito que tenha sido de advertência) dos militares, e essa pessoa falava que :"Só acontecem essas BAIXARIAS , aqui no Nordeste",ora , o estado do Espírito Santo , situa-se na REGIÃO SUDESTE.

BAIXARIA= diz-se de um episódio ou ocorrência geralmente em lugares públicos, em que uma ou outra parte envolvida e até mesmo ambas, decide baixar o nível do diálogo ou discussão, daí baixaria, se valendo de palavreados torpes e chulos, inclusive utilizando de gestos obscenos.

BAIXARIA= diz-se da ARMAÇÃO DE BARRACO.

Região Nordeste= compõem a Região Nordeste os estados de :

Maranhão -capital São Luís

Piauí -capital Teresina

Ceará -capital Fortaleza

Rio Grande do Norte -capital Natal

Paraíba -capital João Pessoa

Pernambuco -capital Recife

Alagoas -capital Maceió

Sergipe -capital Aracaju

Bahia -capital Salvador

Região Sudeste=compõem a Região Sudeste os estados de :

Espírito Santo -capital Vitória

Rio de Janeiro -capital Rio de Janeiro

Minas Gerais -capital Belo Horizonte

São Paulo -capital São Paulo

luteixfil
Enviado por luteixfil em 09/02/2017
Código do texto: T5907698
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.