CRÔNICA – Governo responsabiliza bancos por insegurança – 08.02.2017
 
 
CRÔNICA – Governo responsabiliza bancos por insegurança – 08.02.2017
 
 
Notícias veiculadas pelo Jornal do Comércio nos dão conta de que o Secretário de Justiça e Direitos Humanos de Pernambuco, doutor Pedro Eurico, acaba de instaurar uma medida cautelar contra os bancos que não reabriram suas agências após serem arrombadas por quadrilhas de ladrões especializadas.
 
O aludido secretário vem alegando que os cinco maiores bancos estabelecidos no estado (Santander, Bradesco, Itaú, Banco do Brasil e Caixa Econômica), principais alvos da medida cautelar, no entender do Governo do Estado, são os principais responsáveis pelos violentos assaltos de que são vítimas, numa tentativa assim sem fundamento, de livrar o governo da obrigação que tem pela Constituição de garantir a segurança do povo e das instituições que a ele serve.
 
Ora, se a Polícia não tem nem armamento capaz de competir com os assaltantes, como se observa das investidas quase diárias que são feitas contra esses bancos, como é que uma autoridade dessa envergadura, a meu entender sem as mínimas condições de exercer cargo de tão alta relevância, pode se expor de uma maneira tão infantil, porquanto o que ele está querendo é que os próprios bancos mantenham segurança particular. Isso só pode ser um sonho do governador, que passou a bola para o pertinente secretário, ficando assim meio de fora dos acontecimentos, a fim de não perder a sua já decaída popularidade.

Não é dado a banco algum criar policiamento para substituir o poder do estado para a sua segurança. Geralmente, as instituições financeiras contratam empresas terceirizadas com essa finalidade, todavia essas também não têm as mínimas condições de dar conta das tarefas, eis que muito mal estruturadas, sem potencial bélico que possa ao menos competir com os larápios, e até mesmo sem material humano devidamente treinado para essa luta que é completamente desigual.
 
Alega o doutor secretário que os bancos não têm interesse algum de agir, dando a entender que eles até gostam que os arrombamentos ocorram, eis que recebem o competente seguro, numa afirmação de péssimo gosto e de inarredável incompetência. Ora, se sabem que os banqueiros preferem criar agências em lugares maiores, de grande movimento, descurando das pequenas filiais, contra isso já deveriam ter tomado às medidas cabíveis. Será que essa figura impoluta não sabe que os bancos cobram por todo e qualquer serviço prestado tanto a particulares como ao governo!
 
No entender do nosso governo estadual, creiam, cada banco só dispõe de cinco dias para reabrir as agências atacadas, sob pena de multa de até R$ 100 mil reais por dia. Será que estão pensando que abrir uma agência bancária é o mesmo que colocar um balcão numa feira e passar a vender banana ou outra qualquer mercadoria! Isso é mesmo o cúmulo. Ninguém pode obrigar a que bancos reabram, fechem ou encerrem atividades, porquanto isso é uma medida intrainstituição, que compete a cada estabelecimento isoladamente, salvo quando se trata de banco estatal, pois se assim o governo desejar assim será feito, todavia no prazo de cinco dias é impossível.
 
A meu modo de pensar nem mesmo o PROCON tem essa força toda para resolver o impasse via punição incompatível e que tem em mira sugar o dinheiro dos bancos, sob alegação de que estão defendendo o cidadão brasileiro, que muito sofre com deslocamentos para as suas transações. E digo mais, os bancos deveriam, quando das negociações para abrir uma agência em qualquer lugar exigir do governo que promova a segurança necessária e indispensável ao funcionamento da unidade, e acima de tudo ao seu funcionalismo e clientela. Ficaria desde logo acertado que na hipótese de violência das que vêm ocorrendo a instituição não voltaria a reabrir o estabelecimento.
 
O que dizer de um governo que não consegue nem resolver problemas sérios nas penitenciárias abarrotadas de pessoas, muitas das quais sem ainda terem sido julgadas, enquanto outras até já teriam cumprido a pena respectiva para os seus crimes! A situação melhorou agora com a presença das forças federais, que também foram quase sucateadas pelos governos anteriores, mas que recebem o respeito dos criminosos apenas com a sua presença.
 
Também me preocupa bastante o fato de que quase todos os estados estão se declarando incapazes de garantir um direito constitucional, que é a segurança, e pedindo forças federais ao presidente da república, de sorte que, em pouco tempo, teremos essas guarnições atuando no país inteiro, em plena democracia, matéria que poderá até ser confundida com intervenção militar, e isso não é bom para o país.
 
Nossa polícia está em greve por aumento de salários, o que é muito justo, porém inconstitucional, mas essa não é a causa da criminalidade e nem da ocorrência de arrombamentos de bancos, pois pode pagar um milhão por mês a cada soldado que, mesmo assim, não terá as mínimas condições de disputar de igual para igual a hegemonia que se deseja nesse tão importante item, que é a segurança. Estamos numa situação de penúria, com um “Estado Criminoso” governando o “Estado de Direito”. Aonde vamos parar...
 
Fico por aqui.
 
Ansilgus.
11/02/2017 08:56 - Walmor Zimerman comentou assim, grato:
 
Caro poeta e mestre, amigo das terras de Pernambuco. Como seus textos são abrangentes e elucidativos... O país muito tem sofrido, com a conduta delinquente de alguns brasileiros, que teimam em viver do ilícito. Ao mesmo tempo, como você afirmou as prisões abarrotadas que mais parecem masmorras medievais... Tudo isto até parece que estamos evidenciando uma "agonia" sem fim; ao mesmo tempo aqueles que estão no poder não dão o mínimo respeito de credibilidade, e de mínimo patriotismo... Aqui no nosso estado, um vice-governador que assumiu por 7 meses o cargo, - o titular saiu para ser candidato ao senado - e Pasmem! "aposentou-se" com 30mil e500 reais, 6 mais que o teto máximo do teto do INSS... Sua aposentaria foi caçada, porém, recorreu a "justiça", ganhou o "direito" novamente e até recebeu dois anos de salários atrasadas... E estão falando em "reforma" da previdência... Penso que deve começar lá "cima"... Um bom final de semana. Um abraço.
ansilgus
Enviado por ansilgus em 09/02/2017
Reeditado em 11/02/2017
Código do texto: T5907645
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.