Eike Vergonha

Existe um trecho bíblico que poderá soar estranho aos ouvidos dos gananciosos, mas que exemplifica sua ruína perante aos descalabros os quais produzem. Ela encontra-se em Provérbios 13.1: "Os bens que facilmente se ganham, esses diminuem, mas o que ajunta à força do trabalho terá aumento".

Recentemente um homem que outrora enriqueceu prometendo dividendos extraordinários em diversos setores da economia, foi preso por ocultar milhões de dólares no exterior em troca de benefícios em contratos públicos.

Pessoas foram ludibriadas e investiram em um sonho de um megalomaníaco capaz de seduzir até mesmo experientes homens de negócios, agora as ações que valiam milhares de reais não passam de meros papéis com valores irrisórios. O megainvestidor considerado em 2012 pela revista "Forbes" o sétimo homem mais rico do mundo, amarga seu maior castigo: estar atrás das grades.

O trabalho realizado com afinco produz satisfação ao homem justo, por mais tempo resultante deste esforço a recompensa vem sem a necessidade de enganar as pessoas. A simplicidade das ações engrandece a honra dos que labutam com galhardia e como diz o ditado " o trabalho enobrece o homem".

Nestes tempos bicudos onde o emprego se esvaindo de forma assustadora, a população procura das mais diversas maneiras ganhar seu sustento a fim de suprir família, pagar suas dívidas e sobreviver com dignidade afastando-se dos caminhos dos facínoras.

Alguns escolhem caminhos claudicantes sem levar em consideração o quanto é difícil manter as safadezas ocultas. Por um tempo conseguem enganar e até obterem muitos bens, lamentavelmente seus desígnios são maléficos e pagam o preço de sua teimosia. Outros porém preferem o lado correto, trilham mesmo com dificuldades mas conseguem alcançar seus objetivos graças ao seu caráter ilibado.

Este senhor que um dia foi muito poderoso tal e qual Nabucodonosor com seu poder inigualável, sucumbiu perante sua arrogância, atualmente lamenta-se de sua derrocada e amarga seu império ruír avassaladoramente. Por fim, está encarcerado em Bangu aguardando o desenvolvimento das investigações, ao invés de agir com honradez e prosperar como um empresário extraordinário, decidiu o caminho da falcatrua, da mentira e da vergonha.

Nota do autor: Na época em que esta crônica foi escrita, ele estava preso no Presídio Bandeira Stampa, no Complexo Penitenciário de Gericinó, em Bangu, na Zona Oeste do Rio. No entanto, Eike Batista foi "agraciado" com a prisão domiciliar em sua mansão no Jardim Botânico. O pedido foi deferido por Gilmar Mendes, ministro do Superior Tribunal Federal. Atualmente foi condenado a 8 anos devido ao uso de informações privilegiadas e manipulação do mercado, responde esta condenação em regime semiaberto, além do pagamento de multa pelos crimes. No entanto, ele pode recorrer da decisão em liberdade na sentença proferida no dia 09/06/2020 pela juíza da 3ª Vara Federal Criminal do Rio de Janeiro, a soma das condenações até o prezado momento, indica pena de 46 anos e sete meses. Em 2021 sua mineradora foi decretada falência, em 2022 foi lançada uma cinebiografia chamada Eike: Tudo ou Nada, inspirado no livro biográfico escrito pela jornalista Malu Gaspar.

Luis Profeta
Enviado por Luis Profeta em 06/02/2017
Reeditado em 07/04/2023
Código do texto: T5904706
Classificação de conteúdo: seguro
Copyright © 2017. Todos os direitos reservados.
Você não pode copiar, exibir, distribuir, executar, criar obras derivadas nem fazer uso comercial desta obra sem a devida permissão do autor.