QUEM DISSE, BERENICE?
QUEM DISSE, BERENICE?
Quem disse que você é mulher?
Quem disse que você é homem?
Foram as construções sociais que definiram.
O saber é construído. E você só sabe o que você sabe porque alguém o construiu. Isso é o que dá a noção de realidade através daquilo que foi construído.
O que é ser menina? O que é ser menino? Quer um exemplo?
Nas festinhas infantis de meninas tudo é rosa e o efeito é de principado. Outro exemplo vem de algum tempo atrás onde a mulher não podia dirigir carros.
Quem disse isso? O homem que construiu carros onde determinou que as mulheres não poderiam dirigir. E hoje, os meninos brincam de carrinho. E as meninas de casinha!
Isso era a realidade daquela época.
Mulher é mulher em todo lugar do mundo. O que a define ser mulher é diferente em toda parte do mundo.
Hoje se sabe que é ridícula a idéia de que a mulher não pode dirigir. Mas sabemos que isso é a realidade de muitas mulheres nos países islâmicos. Para estas mulheres o que define ser mulher é o fato de não poder dirigir. Isso é o que a difere dos homens nestes países.
Quando se está construindo a identidade, surge a construção do processo de criação de significado. Comparando com modelos sociais vigentes.
O que significa ser mulher?
O que significa ser homem?
O construtivismo só é criado através de interações sociais.
O que define o que é menina ou o que é menino é fruto das simbologias interativas no social. Cada ser humano se desenvolve socialmente.
Um saber é construído na interação com o outro. Tudo o que se sabe veio através de uma construção.
Você sabe que você é o que você é porque você se comparou com alguma coisa. Essa alguma coisa foi desenvolvida por uma outra coisa. E isso tudo foi desenvolvido numa interação de pessoas.
Mírian Cerqueira Leite