VERDADES QUE APRENDI NA VIDA

"Não considerem os exageros. Escrevi em um momento de total desabafo comigo mesmo. Precisava que alguém me dissesse estas verdades, mas, como estava só, ouvi soprar em meus ouvidos estas palavras verdadeiras, ao menos para mim."

---

-Ninguém dá nada a ninguém.

-Não espere pelos outros. Todos já têm problemas.

-Você colhe o que planta.

-Não culpe os outros pelos seus erros.

-Existem erros que jamais serão apagados. Pense muito bem antes de cometê-los.

-Nunca fuja dos problemas.

-O ideal é casar após os trinta anos. Antes pode ser bom, mas tem um preço que, dependendo da escolha, só se conhecerá mais tarde.

-Sua vida é como você a desenha. Amplie seus conhecimentos; aumente seu campo de visão.

-Nunca se mostre fraco diante de uma adversidade. Ninguém admira os fracos; ninguém torce por quem está derrotado.

-Fale sempre a verdade, mas não se cobre demais querendo ser perfeito.

-Não leve problemas para casa, muito menos para a cama.

-Viaje!

-Sorria!

-Grite, sempre que possível!

-Corra!

-Acredite em Deus com toda a sua força e saiba que o mal também existe.

-Você nunca vai ter tudo o que deseja. Desfrute hoje do que possui. Seja grato!

-Sonhe!

-Planeje seu futuro, mas saiba que ele começa no próximo segundo.

-Ninguém vive para sempre. A vida é realmente curta e se for muito longa, torna-se enfadonha.

-Não fique sozinho por muito tempo. Procure conversar. Fale bobagens, mas fale! Ouça, acima de tudo.

-Aprenda novas coisas.

-Mude de caminho de vez em quando. Dê uma esticadinha até aquela rua mais longe de sua casa, de seu trabalho, mas mude o trajeto vez por outra.

-Seja simples ou seja requintado, mas seja autêntico.

-Não viva apenas para agradar os outros.

-Tenha metas, mas esteja pronto a tentar novas empreitadas.

-Somos falhos; somos humanos; somos gente.

-Gente pensa e aí sofre; gente aprende, compartilha, ganha, perde, recomeça, se arrepende, perdoa, ama e até odeia.

-Gente não é coisa perfeita, exata, acabada. Mas, gente é coisa maravilhosa justamente por ser assim. Gente se forma e se completa a cada instante. Como agora, quando tento entender a vida ou, o que dela aprendi, se é que aprendi.

Mas, sendo gente, continuo tentando.