DE QUEM É A CULPA

Mania que as pessoas têm de sempre procurar culpados. Trabalhei com um chefe que, ao se deparar com qualquer tipo de serviço mal feito, sempre dizia:

- Não vamos procurar culpados, vamos procurar a solução.

No que ele estava certíssimo, porque procurar culpados para certas coisas é inútil - quanto mais para certos acontecimentos. Tudo é tão somente uma questão de bom senso.

Agora, andam procurando culpados para a morte da esposa do Lula. Uns dizem que culpa é do Temer, enquanto outros dizem que a culpa é das estrelas. Mas aí vem uma 'estrela' da Globo e diz que a culpa é do povo brasileiro.

- Preste atenção, moça!

Ora, a culpa não é de ninguém. E digo mais: quem procura culpados, pouco está interessado na solução. Quem procura culpados quer mesmo é ver o circo pegar fogo. O grande jogo do momento, para alguns, é este - cada um por si e o Diabo por todos.

Mas se é assim, tudo acaba em nada. Se a gente deixar que o ódio se espalhe entre os brasileiros, o lucro será todo deles - dos políticos. Só eles gostam de ver as pessoas se digladiando, só eles gostam de semear a discórdia e a divisão, simplesmente para confundir a opinião pública. "Dividir para melhor reinar", essa é propositura deles.

Mas não estou aqui pra falar de políticos. Eu falava de pessoas comuns, pessoas que estão apontando culpados para a morte da ex-primeira dama. Pois se é para achar um culpado pela morte dela, eu diria que a culpa é do Sistema. Desse Sistema, terrível e medonho, a que estamos sujeitos, desde os primeiros minutos de nossas vidas. Por causa dele é que a gente vem ao mundo com os dias contados.

Aceitar essa realidade é que são elas, porque tudo é do jeito que o poeta falou: "A gente já nasce grávido da morte". E quando a hora da gente chega, besteira botar a culpa em alguém, ou ficar procurando culpados.

JOTA SANTIAGO
Enviado por JOTA SANTIAGO em 05/02/2017
Reeditado em 01/05/2017
Código do texto: T5903028
Classificação de conteúdo: seguro