Vazamento de Confissões
Assim como a liturgia da Igreja não permite que o padre revele as confissões de seus fiéis, também nas empresas há estratégias da cúpula administrativa, cujo sigilo não deve ser quebrado. Entretanto, há de se admitir que o “Judas” pode estar em toda parte. Já o vi antes e depois de ter exercido o cargo de administração, numa determinada empresa. Assuntos que deveriam ficar entre os participantes da reunião chegavam ao conhecimento do público, podendo trazer alguns danos aos objetivos precípuos da empresa, no que concerne à missão, visão e valores.
Em nome da ética e da fidelidade às normas estatutárias, bati o pé com firmeza, dizendo não ceder às pressões externas, que viessem desvirtuar a retidão de minha conduta. Isto não é fácil diante dos maus costumes de pessoas que se dizem influentes na política.
Felizmente, tive carta branca da empresa para não me curvar ás pressões políticas, se o pedido ou a ordem não estivesse dentro da legalidade. A consciência do dever cumprido me fez um aposentado feliz, amante da literatura e das viagens, a ponto de já ter pisado o solo de todos os estados brasileiros. Aguardem o próximo livro, cujo título será “Meu Brasil de Cabo a Rabo”.