POR ONDE ANDAS?
Crônica  -  02 fevereiro 2017
 

Pelos caminhos da vida? Por entre montanhas com brisa suave... Em meio ao mar vigoroso com sol brilhante ... Na areia quente, fina e amarelada ... Na neve gelada, macia e branca ... Por entre árvores frondosas, verdes, altas ...Circundada por flores exoticamente coloridas ... Por estrada asfaltada ... Por estrada de terra ... Subindo ladeiras íngremes ... descendo-as ... Ondes estás? Por onde andas?

Em plenas nuvens ? Longe ... muito longe. Perto ... muito perto. Por onde andas?

Queres estar ocioso, ao sabor do vento, sem nenhuma atividade, nem mental. Queres esquecer o burburinho urbano. Distanciar-te de qualquer movimento social. Preferes estar envolto pela tranquilidade, em meio ao abraço de quem amas. Deitar-te em uma rede e deixar-te embalar para adormecer e alcançar sonhos ternos.  Queres beber do néctar da vida que segue seu curso sem pressa, lânguida, sem nenhuma correria imposta por alguém, pelo trabalho, pela responsabilidade, pela culpa, pelo medo, pelo amor ou desamor, por você!

Escolhes  o alvoroço, a multidão, a ação que te tornas delirante pela dança, pela música, pelos sons dos motores dos carros e das motos, pela fala estranha, em tom alto, estridente, pela conversarada que se interpõe no teu diálogo, no teu momento de lazer. Aprecias o vai e vem frenético de outra urbanidade que não a sua, absorvendo as particularidades diferentes de onde vives, as individualidades que não são aquelas da comunidade em que habitas. 

Queres estar em local desconhecido, estranho, a explorar novas paragens, novos cenários. Queres viver, por pouco tempo, entre rostos cujas fisionomias te são surpreendentes, veementes, envolventes, contentes. Queres caminhar em avenidas largas, iluminadas pelos neons do consumo, pelas vitrines luminosas que evidenciam o que podes e o que não podes adquirir. Queres entrar em loja sofisticada. Para escolheres o terno escuro com talhe perfeito dos ombros aos pés. Talvez um chapéu, sobretudo, camisa, gravata. Para contares uma bravata.  Ou desejas pedir e experimentar o vestido preto, de corte sensual, ajustado ao teu corpo. Colares, brinco, pulseiras para adornar colo, orelhas e braços desnudos. E assim tu completas a vestimenta que te envolves. Queres apreciar a bolsa exótica, importada, que tu pensar te conferir o status de cidadã moderna, abonada, atualizada.

Embarcastes em pequeno barco para atravessar pequena parte do mar salgado e encontrar o local em que te quedas totalmente apartado dos privilégios da vida moderna, mas nos braços da natureza airosa, que te oferece um canto inexplorado, ignorado, desconhecido das ações depredadoras do ser humano. Neste canto, desfrutas do que tens à tua volta, sem questionares se estás correto ou errado. Sem questionares, simplesmente usufruis.

Subistes a montanha misteriosa, que abriga no seu cume, o refúgio para tuas meditações, para  tuas dúvidas, para tuas certezas errôneas, para teus conceitos de vida que não se aplicam à tua vivência e deformam o trajeto que tens definido.  Lá te deixas ficar para refletir sobre teus erros e acertos. Sobre tuas escolhas. Sobre tuas projeções e teus planos. Sobre amores, desamores, amizades, decepções, sinceridades e falsidades.

Viajas para campos livres, onde cavalos cavalgam altaneiros, céleres, como se fossem alados. És parte deste animal que te carrega com segurança para sentires o vento no rosto, a espalhar teus cabelos, a te fazer sentir liberta de qualquer outra sensação que não seja a soltura de seu próprio ser. No teu retorno, ao trotar suave do teu companheiro, sentes ao longe o aroma convidativo da comida caseira, cozida em fogão de lenha, que aquece a cozinha, o coração da cozinheira que prepara um manjar saboroso, apetitoso, memorável, inolvidável. Ao redor da mesa, volteias para ter servires de tudo que te atrai. Saboreias as comidas que agradam a vista, ao paladar.  

Queres experimentar comidas de gosto refinado servidas em pratos e travessas de porcelana, bebidas suaves e fortes vertidas em copos e taças de cristal reluzente. Lês o cardápio, cujas iguarias estão apresentadas em idiomas que desconheces e não entendes. Optas por aquele que te é rotineiro, mas com certeza te será oferecido com acompanhamentos extravagantes e molhos incomuns. Sentado em cadeira de veludo, à mesa, coberta por toalha de linho bordada a mão, imaculadamente branca, em que descansam guardanapos vermelhos para as damas de lábios carmim, aguardas o petisco inusitado como uma experiência divertida a ser enfrentada.

Queres provar a comida popular de sabor picante, que comes em pé, na calçada, onde transeuntes passam rapidamente, esbarrando em ti, mas nem assim derrubando o quitute que levas a boca para matar a fome que grita no teu interior.  Escolhes sanduiches, que não lhe atrasam os compromissos, mas condenam sua saúde. Comes no bandejão, que tem arroz e feijão, cozidos com antecipação, mas duvidosos na preparação.

Escolhestes a natureza suave, com campos de vegetação rasteira, salpicada de pontos coloridos, de formas diversas, com pétalas delicadas, caules finos que balançam ao vento e à tua passagem, as eternas flores. Deténs-te à beira do riacho que segue preguiçoso seu caminho, espelhando o céu, as nuvens, os raios, as tempestades. Sua calmaria apazigua os efeitos da natureza impetuosa.

Buscas o vento cálido e a água fresca do mar que te aliviam o calor do sol abrasivo quando caminhas nas praias de areias brancas, amarelas, finas e grossas. Brincas nas ondas fortes, mas não bravias, que te refrescam o corpo e te recebem nas espumas fragorosas.

Procurastes a aventura empolgante, entusiasmante que te agita o corpo todo e te faz vibrar, te eleva a adrenalina já acelerada. Pulas de penhascos, voas livre no céu claro e despido de nuvens.  Mergulhas em águas profundas e confirmas os tesouros viventes do fundo do mar.

Corres em máquinas poderosas, alcançando velocidades inatingíveis. Percorres distâncias em bicicleta, em barcos, a pé, correndo, para sentires o prazer do desafio dos teus próprios limites.
Preferes um sofá confortável, uma poltrona jeitosa e assistes teus programas na tela com imagem, som e movimento. Abres um livro, escutas música, dedilhas teu computador, teu celular. Escolhestes permanecer no aconchego do teu lar, porque assim te sentes protegido, relaxado e abrigado.

Por onde andas?
 
 
Tereza Freire
Enviado por Tereza Freire em 02/02/2017
Código do texto: T5900539
Classificação de conteúdo: seguro