Saboroso Pernil

Em 1960 vi uma charge: um pernil representando o mapa do Brasil; parece mesmo um pernil. O tio Sam com um enorme garfo, levantado em direção ao saboroso manjar. Hoje, vejo o imperialismo Norte Americano abocanhando o nosso Brasil.

Já há muito existe enorme influência em nossa linguagem. Um dia deste perguntei minha netinha de 4 anos se ela estava bem e a pirralha respondeu ; Yes! Eles dominam tudo; música e cinema são os canais mais fortes, isso com a desculpa do intercambio cultural e arte sem fronteiras. Acho que o nacionalismo exacerbado, não faz bem para o desenvolvimento do País, mas um pouco de patriotismo é salutar ás nossas tradições e costumes. Os Nortes Americanos se enquadram muito bem naquela música do Ataulfo Alves; “Laranja madura/ Na beira da estrada Zé/ Tá bichada ou tem marimbondo no pé”. Eles ajudam entidades filantrópicas, financiam igrejas evangélicas, mas, em compensação, o FMI pratica a mais descarada agiotagem. Se formos interpretar ao pé da letra, o FMI é que nos deve, e muito. A globalização é o garfo daquela charge há 57 anos atrás. Agora sobre os mais pobres, recai o ônus do pacotaço do governo e do FMI. Segura pião!...

Esta crônica foi publicada em 5 de dezembro de 1998, no extinto jornal Diário da tarde.

Lair Estanislau Alves.