TESTAMENTO VITAL

Perguntei a diversas pessoas, muitas delas de bom nível cultural, se já fizeram esse tipo de testamento. Quase todos disseram não. Nunca tinham sequer ouvido falar a respeito.

Rigorosamente falando, é como você gostaria de despedir-se da vida. De como deseja usufruir os seus últimos instantes.

Você deve conhecer pessoa que devido a um AVC está vegetando, não se mexe, não fala. É alimentada artificialmente ou vive por casa dos aparelhos a ela ligados. Causa enorme desgaste emocional a todos os familiares próximos e despesas significantes.

Em muitos países, como nos EUA, há lei a respeito. No Brasil, há resolução do Conselho Federal de Medicina que regula o assunto.

Assim, você deve deixar por escrito essa vontade, indicando médico de confiança com quem tenha, claro, falado a respeito e ele concordado e um amigo ou parente que possam fazer cumprir essa sua última vontade. Esse documento precisa ser registrado em Cartório. Você pode, por exemplo, manifestar o desejo de não ser alimentado artificialmente nem mantido vivo à custa de aparelhos. Sem internado na UTI por mais de cinco dias, etc.

O problema é que o mal sempre acontece com outros. Com nós, nunca.

E pega-nos desprevenidos.

Yoshikuni
Enviado por Yoshikuni em 27/01/2017
Código do texto: T5894345
Classificação de conteúdo: seguro